Intertextualidade como estratégia argumentativa

um processo criativo em canções

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DOI :

https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.14111

Mots-clés :

intertextualidade, argumentatividade, gênero canção

Résumé

A Linguística Textual (LT), área na qual este artigo se insere, tem sustentado que todos os textos são argumentativos e que o ato de argumentar não se resume apenas a persuadir o interlocutor a concordar com uma determinada ideia, mas também à tentativa de influenciar, redirecionar, problematizar, questionar ou reforçar posições anteriores, ainda que elas não estejam explícitas no enunciado, por meio de diferentes estratégias argumentativas, sendo uma delas a intertextualidade, um recurso bastante profícuo para essa finalidade. Diante disso, reiteramos que os discursos presentes nas canções, pontuando que “canção” seja um gênero de caráter multimodal, também são orientados pelo ato de argumentar, sendo uma das direções dessa orientação a utilização da intertextualidade, seja em sua forma estrita ou ampla (Carvalho, 2018). Mostra-se imperioso verificar o funcionamento da relação entre excertos de canções, argumentatividade e intertextualidade. O presente trabalho objetiva analisar a canção “Super” do cantor e compositor Jão, que se utiliza da intertextualidade no processo criativo de suas músicas. Para isso, embasamo-nos em estudos no campo da LT, em especial no que tange à intertextualidade, ampla e estrita (Cavalcante et al., 2022). A fim de alcançar o objetivo proposto por este estudo, a metodologia seguiu uma abordagem interpretativa, explorando fragmentos da música referida, tornando possível analisar como acontece o processo da intertextualidade na construção argumentativa e os intertextos com os quais os trechos destacados se relacionam. Apresentamos de que modo os excertos de “Super” revelam a intertextualidade como um método de apoio para o êxito da argumentação.

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Bibliographies de l'auteur

Maria Eduarda Teixeira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Professora de Produção Textual e Gramática no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio no Colégio Ética.

Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui Graduação em Letras (1998), Especialização em Língua Portuguesa (1999), Mestrado em Estudos da Linguagem (2003) e Doutorado em Estudos da Linguagem (2013), pela Universidade Estadual de Londrina. Professora doutora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL. 

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Publiée

2025-07-07

Comment citer

TEIXEIRA, M. E.; OLIVEIRA, L. C. G. de. Intertextualidade como estratégia argumentativa: um processo criativo em canções. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 132–150, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i2.14111. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14111. Acesso em: 5 déc. 2025.