RECONFIGURAÇÕES DE PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR

Auteurs

  • Camila Maria Marques Peixoto UFC

Mots-clés :

Representações, Trabalho docente, Tipo de discurso, Figuras de ação

Résumé

O objetivo de nosso trabalho é analisar, em uma formação continuada de educadores, como o professor reconfigura o seu agir e o agir do aluno como estratégia de reflexão e de transformação da sua prática docente. Para análise da reconfiguração do agir, utilizamos o quadro teórico-metodológico
do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2004), privilegiamos a noção de figura de ação interna (BULEA, 2009, 2010) e externa (BULEA, LEURQUIN E CARNEIRO, 2011). Para a constituição do corpus, coletamos os dados provenientes de uma formação de quarenta professores de Língua Materna, coordenada pelo grupo GEPLA. Neste trabalho, consideramos, especificamente, o discurso de um professor e analisamos apenas um dos nove encontros de formação de educadores. Para análise das representações, fazemos uma investigação do movimento discursivo do texto, ou seja, analisamos a rede enunciativa construída pelo professor no trabalho de reconfiguração de seu agir.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo, EDUC, 1999. ___________ e MACHADO, A.R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: A.R. MACHADO (org.), O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, EDUEL, 2004. ___________. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores; trad. Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado das Letras, 2008
BULEA, Ecaterina. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade; trad. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espí¬ndola Rodrigues Figueiredo. Campinas: Mercado das Letras, 2010.___________; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga & CARNEIRO, Fábio Delano Vidal. O agir do professor e as figuras de ação: por uma análise interacionista, no prelo.
FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividade,análise da atividade do professor. In: A.R.MACHADO (org.), O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, EDUEL, 2004.

Téléchargements

Publiée

2019-09-12

Comment citer

PEIXOTO, C. M. M. RECONFIGURAÇÕES DE PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 21–30, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1807. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles