ENTRE O HISPANISMO E O LATINISMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO DISCURSO DE HISPÂNICOS NA WEB 2.0

Autores

  • Lucineudo Machado Irineu UNILAB
  • Edilene Rodrigues Barbosa UERN

Palavras-chave:

Representações, Hispanidade, Discurso, Identidade, Alteridade

Resumo

Este trabalho centra sua base teórica nos Estudos Críticos do Discurso, em interface com a Teoria das Representações Sociais, e objetiva analisar práticas discursivas reais resultado de interações virtuais nas comunidades temáticas da extinta rede de relacionamentos Orkut, popular no mundo todo notadamente até 2011, através do exame das estratégias de textualização e das marcas de enunciação que, como eventos indiciários, evidenciam as representações sociais que hispânicos manifestam em seu discurso, na tentativa de representar e entender o Outro, em um jogo complexo de linguagem, deixando emergir em seu discurso questões de identidade e de alteridade. Na análise dos dados, examinanos as Estruturas Ideológicas do Discurso (VAN DIJK, 1998) pelas quais se expressam as representações sociais dos sujeitos enfocados sobre os sujeitos com quem interagem, no caso desta pesquisa, os brasileiros. Os resultados mostram que há uma tendência do assentamento da identidade hispânica pelos hispânicos espanhois, o que não se constata de modo direto entre os hispânicos latino-americanos, como se vê nas postagens analisadas, quando estes sujeitos se reportam ao ser brasileiro e ao ser latino-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRIC, J. C. Pratiques sociales et représentations. Paris: PUF, 1994.
DIEB. M. H. Educação infantil e formação docente: um estudo em representações sociais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2004.
DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 187 – 203.
DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001.
FLAMENT, C. Estrutura e dinâmica das representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 173-186.
FRAGOSO, S. Conectibilidade e geografia em sites de redes sociais: um olhar sobre as relações entre território e identidade a partir do Orkut Galáxia. São Paulo: EDUC, 2006.
GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: EDUSP, 2009.
IRINEU, L. M. Representações sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporâneas: uma investigação discursivo-ideológica situada no Orkut. 2011. 211 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
JODELET, D. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, D. (org). Les représentations sociales. 2. ed. Paris: PUF, 1991.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.
SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
VAN DIJK, T. A. Cognição, discurso e interação. (Org. e apresentação de Ingedore V. Koch). 4ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

IRINEU, L. M.; BARBOSA, E. R. ENTRE O HISPANISMO E O LATINISMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO DISCURSO DE HISPÂNICOS NA WEB 2.0. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 89–98, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1933. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)