ENTRE O HISPANISMO E O LATINISMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO DISCURSO DE HISPÂNICOS NA WEB 2.0
Palavras-chave:
Representações, Hispanidade, Discurso, Identidade, AlteridadeResumo
Este trabalho centra sua base teórica nos Estudos Críticos do Discurso, em interface com a Teoria das Representações Sociais, e objetiva analisar práticas discursivas reais resultado de interações virtuais nas comunidades temáticas da extinta rede de relacionamentos Orkut, popular no mundo todo notadamente até 2011, através do exame das estratégias de textualização e das marcas de enunciação que, como eventos indiciários, evidenciam as representações sociais que hispânicos manifestam em seu discurso, na tentativa de representar e entender o Outro, em um jogo complexo de linguagem, deixando emergir em seu discurso questões de identidade e de alteridade. Na análise dos dados, examinanos as Estruturas Ideológicas do Discurso (VAN DIJK, 1998) pelas quais se expressam as representações sociais dos sujeitos enfocados sobre os sujeitos com quem interagem, no caso desta pesquisa, os brasileiros. Os resultados mostram que há uma tendência do assentamento da identidade hispânica pelos hispânicos espanhois, o que não se constata de modo direto entre os hispânicos latino-americanos, como se vê nas postagens analisadas, quando estes sujeitos se reportam ao ser brasileiro e ao ser latino-americano.
Downloads
Referências
DIEB. M. H. Educação infantil e formação docente: um estudo em representações sociais. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará: Fortaleza, 2004.
DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 187 – 203.
DURKHEIM, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001.
FLAMENT, C. Estrutura e dinâmica das representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 173-186.
FRAGOSO, S. Conectibilidade e geografia em sites de redes sociais: um olhar sobre as relações entre território e identidade a partir do Orkut Galáxia. São Paulo: EDUC, 2006.
GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. São Paulo: EDUSP, 2009.
IRINEU, L. M. Representações sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporâneas: uma investigação discursivo-ideológica situada no Orkut. 2011. 211 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
JODELET, D. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, D. (org). Les représentations sociales. 2. ed. Paris: PUF, 1991.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2010.
SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
VAN DIJK, T. A. Cognição, discurso e interação. (Org. e apresentação de Ingedore V. Koch). 4ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Lucineudo Machado Irineu, Edilene Rodrigues Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).