RECONFIGURAÇÕES DE PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR

Autores

  • Camila Maria Marques Peixoto UFC

Palavras-chave:

Representações, Trabalho docente, Tipo de discurso, Figuras de ação

Resumo

O objetivo de nosso trabalho é analisar, em uma formação continuada de educadores, como o professor reconfigura o seu agir e o agir do aluno como estratégia de reflexão e de transformação da sua prática docente. Para análise da reconfiguração do agir, utilizamos o quadro teórico-metodológico
do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2004), privilegiamos a noção de figura de ação interna (BULEA, 2009, 2010) e externa (BULEA, LEURQUIN E CARNEIRO, 2011). Para a constituição do corpus, coletamos os dados provenientes de uma formação de quarenta professores de Língua Materna, coordenada pelo grupo GEPLA. Neste trabalho, consideramos, especificamente, o discurso de um professor e analisamos apenas um dos nove encontros de formação de educadores. Para análise das representações, fazemos uma investigação do movimento discursivo do texto, ou seja, analisamos a rede enunciativa construída pelo professor no trabalho de reconfiguração de seu agir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo, EDUC, 1999. ___________ e MACHADO, A.R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: A.R. MACHADO (org.), O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, EDUEL, 2004. ___________. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores; trad. Anna Rachel Machado. Campinas: Mercado das Letras, 2008
BULEA, Ecaterina. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade; trad. Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin e Lena Lúcia Espí¬ndola Rodrigues Figueiredo. Campinas: Mercado das Letras, 2010.___________; LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga & CARNEIRO, Fábio Delano Vidal. O agir do professor e as figuras de ação: por uma análise interacionista, no prelo.
FAÏTA, D. Gêneros de discurso, gêneros de atividade,análise da atividade do professor. In: A.R.MACHADO (org.), O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, EDUEL, 2004.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

PEIXOTO, C. M. M. RECONFIGURAÇÕES DE PRÁTICAS DE SALA DE AULA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 21–30, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1807. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos