UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO ENSINO DE LEITURA VEICULADO PELA REVISTA NOVA ESCOLA (2010-2012)
Mots-clés :
Contrato de comunicação midiático, Revista Nova Escola, Ensino de leituraRésumé
Nesse artigo tem-se como objetivo analisar a atuação da Revista Nova Escola no campo educacional. Através da teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau, propõe-se uma reflexão acerca do discurso dirigido ao professor pela revista. Os periódicos educacionais possuem características que os assemelham a outros periódicos que compõem o gênero revista, porém devem permitir o desvelamento do discurso que articula as práticas e as teorias do sistema educacional. A Revista Nova Escola parece não se enquadrar no perfil de periódicos educacionais, por isso será analisado o contrato de comunicação midiático que Nova Escola instaura com o seu leitor e também serão elucidadas as concepções de leitura da revista nas reportagens analisadas. É utilizada uma abordagem qualitativa, com base em edições que compreendem os anos 2010, 2011 e 2012. A Revista Nova Escola, enquanto periódico educacional parece não corresponder à demanda dos professores por formação continuada, por apresentar características que a aproximam da cultura midiática e a afastam
do propósito pedagógico esperado pela instância de recepção.
Téléchargements
Références
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida L.; GAVASSI, Sigrid (orgs.). Da Língua ao Discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. São Paulo: Contexto, 2008.
______. Discurso das Mídias. Trad. Angela M. S. Corrêa. 2 ed. 1 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8 ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FRADE, Isabel Cristina A. da S. Revistas pedagógicas: Qual é a identidade do impresso? In: BATISTA, Antônio Augusto G. & GALVÃO, Ana Maria de O. (orgs). Leitura: práticas, impressos, letramentos. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p. 105 -126
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 3 ed. São Paulo, Ática, 1997.
NÓVOA, A. A Imprensa de Educação e Ensino: concepção e recepção do repertório português. In: CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. (org.) Educação em Revista. A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002. p. 11-31.
RAMOS, M. E. T. O ensino de história na revista Nova Escola (1986 – 2002): cultura midiática, currículo e ação docente. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses/D09_ramos.pdf> Acesso em: 03/01/2014.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 6ª ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992.
SILVEIRA, F. R. Um estudo das capas da revista Nova Escola: 1986-2004. Campinas, 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vls000380842>. Acesso
em: 03/01/12014.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO CORPUS
MEIRELLES, Elisa. Literatura, muito prazer! Nova Escola, São Paulo, n. 234, ago., 2010. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-muitoprazer- 584195.shtml>. Acesso em 03/01/2014.
CALHADO, Cyntia. Ler por prazer no ritmo do cordel. Nova Escola, São Paulo, n. 243, jun./jul., 2011. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/ler-prazer-ritmocordel-636143.shml>. Acesso em:03/01/2014.
FERNANDES, Elisângela. Bibliotecas escolares: livros tão, tão distantes das mãos dos alunos. Nova Escola, São Paulo, n. 252, maio, 2012. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-maos-alunos-687661.shtml>. Acesso em: 03/01/2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anabel Medeiros de Azerêdo, SEEDUC RJ 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).