O discurso digital reportado em uma perspectiva enunciativa benvenistiana no ecossistema Twitter (X)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.13786

Palavras-chave:

representação do discurso outro, discurso reportado, Texto digital, textualidade, quadro enunciativo

Resumo

Este artigo visa analisar como algumas formas de heterogeneidade marcada, especialmente o discurso reportado no ambiente digital, passam a integrar os recursos de que os falantes dispõem para se comunicar e possibilitam a interação por meio de textos nesses ambientes. Para isso, investigamos o discurso reportado no ecossistema Twitter (X) em um tuíte feito pela conta da Folha de S. Paulo (@folha). Por uma perspectiva da Linguística Textual, a discussão é feita a partir de hipóteses e metodologias da Análise do Discurso Digital, da reflexão de Authier-Revuz e da teoria de Benveniste. De caráter qualitativo, a análise consistiu nas seguintes etapas: (i) descrição dos tuítes dos dados gerados; (ii) observância da incidência de elemento clicável a partir da deslinearização enunciativa; (iii) identificação dos recursos e elementos linguageiros; e (iv) conclusão a partir do que observamos. A análise evidenciou que o aparelho formal da língua incorpora os recursos tecnológicos para dar conta de funções enunciativas e textuais. Essa composicionalidade do texto é construída por linguagem multissemiótica, em que incluímos a tecnologia digital e sempre considerando a interação entre os participantes. Concluímos, no que diz respeito ao aparelho formal da enunciação no ambiente digital, que há formas específicas de realizar a alocução. O eu e o tu encontram representação em recursos como o arroba e hiperlinks.

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Biografia do Autor

Eduardo Glück, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Pesquisador de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Análise Textuais, Discursivas e Enunciativas. Doutor em Linguística Aplicada, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha Texto, Léxico e Tecnologia, com bolsa integral CAPES/PROSUC. Concluiu seu Doutorado Sanduíche no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), com Bolsa PDSE/CAPES (2023). Mestre em Linguística Aplicada, pela UNISINOS (2019), com bolsa taxas CAPES/PROSUC, com período de estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do projeto interinstitucional PROCAD. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, pela Universidade Paulista (UNIP) (2019). Graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura, pela UNISINOS (2017). Atualmente, é professor do Currículo Bilíngue da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). Pesquisador integrante do grupo de pesquisa Comunicação da Ciência: Estudos Linguístico-Discursivos (CCELD), do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos (PPGLA), coordenado pela Profa. Dr. Maria Eduarda Giering. Pesquisador integrante do grupo de pesquisa Gramática Texto, do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA CLUNL), coordenado pela Profa. Dr. Maria Antónia Coutinho. Atua como membro de corpo editorial da Revista SFU Educational Review, da Universidade Simon Fraser (Vancouver, Canadá). É sócio da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). De 2016 a 2023, atuou como membro de corpo editorial do Projeto LER - Literatura e Ciência (UNISINOS, FACCAT e Grupo Sinos), bem como na Revista Linguarudo, da UNISINOS. Investiga na área da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: tecnodiscursividade, gêneros discursivos pré-digitais e digitais, ethos discursivo e tecnodiscursivo, análise semiolinguística do discurso, letramento digital, divulgação científica e argumentação.

Alena Ciulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com habilitação em tradução do francês para o português. Realizou formação de inglês em escolas particulares, inclusive o de professora de inglês como língua adicional, e completou seus estudos em Sarasota, nos EUA, e atuou como professora no Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano, em Porto Alegre. Em seu mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização sob a tutela de Mônica Magalhães Cavalcante, na Universidade Federal do Ceará (UFC), produziu uma dissertação sobre tipos dêiticos e anafóricos. Nessa mesma época, ingressou para o grupo de pesquisa Protexto, participando ativamente com pesquisa e traduções. Atuou como professora em nível superior em disciplinas de teoria linguística, morfologia e morfossintaxe, leitura e produção de textos e língua adicional instrumental. No doutorado, sob a orientação de Denis Apothéloz, Université Nancy 2, e de Mônica Magalhães Cavalcante, UFC, produziu uma tese sobre processos referenciais e suas funções discursivas. Após o estágio de doutorado na França, morou na Suiça, onde iniciou estudos de alemão e de Multilingual Text Analysis. Trabalhou como assistente de pesquisa pós-doutoranda no projeto Text+Berg, na construção de um tradutor automático de francês/alemão, no Instituto de Linguística Computacional da Universidade de Zurique, sob supervisão de Martin Volk. De volta ao Brasil, participou do projeto de pesquisa de pós-doutorado DOCFIX-CAPES/FAPERGS, sob supervisão de Maria José Bocorny Finatto, na UFRGS, em que se analisou, do ponto de vista terminológico e tradutório, o Curso de Linguística Geral. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-graduação em Letras, no Instituto de Letras da UFRGS e atua na linha de pesquisa Análise textuais, discursivas e enunciativas. Seus interesses de pesquisa são os estudos do texto, no âmbito da Linguística textual, e sob diferentes perspectivas teóricas, em especial a dos estudiosos da Escola de Genebra. Alguns de seus interesses específicos de pesquisa são a dêixis, a anáfora, as relações do texto com a referência, com a enunciação e com a tradução. Outro interesse, advindo especialmente da experiência como docente responsável por disciplinas de produção de textos, é o da língua portuguesa na universidade, com ênfase no ensino de escrita acadêmica

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

GLÜCK, E. P.; CIULLA, A. O discurso digital reportado em uma perspectiva enunciativa benvenistiana no ecossistema Twitter (X). Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 30–48, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i2.13786. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13786. Acesso em: 18 set. 2025.