Os novos (multi)letramentos como ferramenta para o fomento literário

Uma proposta de atividade usando o booktube nas aulas de espanhol como língua estrangeira

Palavras-chave: Letramento Literário, Multiletramento, Booktube, Língua Espanhola

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar uma atividade que envolve textos literários em língua espanhola e o booktube. Essa atividade foi desenvolvida pelos pesquisadores deste presente estudo a fim de fomentar o letramento literário dos alunos do ensino médio de uma escola pública em tempo integral em Fortaleza. Para isso, apoiamo-nos em autores como: Kleiman (2002), Soares (2009), Cosson (2014), Albaladejo García (2007), Mendoza (2002, 2004, 2007), Grupo Nova Londres (1996), Rojo (2012), Pinheiro (2016), dentre outros. Utilizamos como metodologia uma sequência didática proposta por Acquaroni (2007), que envolve pré- leitura, leitura e pós-leitura, e utilizamos os componentes da competência literária propostos por Mendoza (2004) para a análise da atividade. Os resultados apontam que os alunos apresentaram alguns indícios do desenvolvimento de competência literária e tiveram oportunidade de se apropriar do texto literário inserido em uma prática social contextualizada.

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Publicado
2020-09-21
Como Citar
LOPES, R.; MACHADO, C.; DE OLIVEIRA ARAGÃO, C. Os novos (multi)letramentos como ferramenta para o fomento literário. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 90-108, 21 set. 2020.