UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO ENSINO DE LEITURA VEICULADO PELA REVISTA NOVA ESCOLA (2010-2012)

Autores

  • Anabel Medeiros de Azerêdo, SEEDUC RJ

Palavras-chave:

Contrato de comunicação midiático, Revista Nova Escola, Ensino de leitura

Resumo

Nesse artigo tem-se como objetivo analisar a atuação da Revista Nova Escola no campo educacional. Através da teoria Semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau, propõe-se uma reflexão acerca do discurso dirigido ao professor pela revista. Os periódicos educacionais possuem características que os assemelham a outros periódicos que compõem o gênero revista, porém devem permitir o desvelamento do discurso que articula as práticas e as teorias do sistema educacional. A Revista Nova Escola parece não se enquadrar no perfil de periódicos educacionais, por isso será analisado o contrato de comunicação midiático que Nova Escola instaura com o seu leitor e também serão elucidadas as concepções de leitura da revista nas reportagens analisadas. É utilizada uma abordagem qualitativa, com base em edições que compreendem os anos 2010, 2011 e 2012. A Revista Nova Escola, enquanto periódico educacional parece não corresponder à demanda dos professores por formação continuada, por apresentar características que a aproximam da cultura midiática e a afastam
do propósito pedagógico esperado pela instância de recepção.

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Referências

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Publicado

2019-08-22

Como Citar

AZERÊDO, A. M. de. UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO ENSINO DE LEITURA VEICULADO PELA REVISTA NOVA ESCOLA (2010-2012). Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 11–20, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1573. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos