Vol. 16 No. 4 (2024): Dossiê temático: Linguagens de resistência, práticas sociais e educação.

Capa de uma revista intitulada "Linguagem em Foco", que é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. No topo, há o logotipo da Universidade Estadual do Ceará. A edição é o volume 16, número 4, de 2024. Abaixo do título, há uma faixa rosa com o texto "Linguagens de Resistência, Práticas Sociais e Educação". A parte inferior da capa possui uma colagem de imagens abstratas e coloridas. No rodapé, está o logotipo da EdUECE.

A Linguística Aplicada (LA) em sua perspectiva indisciplinar (Moita-Lopes, 2006) tem se preocupado em discutir e produzir análises sobre linguagem como prática social, considerando em seu escopo o entendimento da vida social na contemporaneidade. Nessa perspectiva, uma visão transdisciplinar é necessária a fim de fazer emergir saberes, práticas educativas e vivências sociais, que mostrem o papel da linguagem como resistência político-epistemológica às estruturas de opressão.

Como nos diz Pennycook, “as perspectivas críticas na LA estão emergindo no mundo todo com agendas múltiplas” (Pennycook, 2006, p.69). Nesse sentido, muitos arcabouços críticos têm sido operacionalizados na área, construindo abordagens transdisciplinares, dinâmicas e sempre moventes, para compreender a LA como “um modo de pensar e fazer sempre problematizador” (Pennycook, 2006, p.69). Por isso, é central a problematização da vida social pelo viés da linguagem e a consideração das posições dos/das sujeitos/as da pesquisa “como lugares de conflito e de poder” (Moita-Lopes, 2006, p. 102), a partir do diálogo profícuo com outras disciplinas das ciências humanas e sociais, assim como com disciplinas de outras áreas do conhecimento.

Desse modo, este dossiê se propôs a reunir trabalhos que estabelecessem conexões entre linguagens de resistência, práticas sociais e a educação, esta última em relação a processos educativos em diversos campos, para além da educação formal. Para esse proprósito, questões de ética e poder forrm  articuladas em redescrições de sujeitos sociais sempre em construção e situados historicamente.

Published: 2025-03-20
  • Linguagens de resistência, Práticas sociais e Processos educativos

    Claudiana Nogueira de Alencar, Nukácia Meyre Silva Araújo, Sandra Maria Gadelha de
    4-11
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15235

Articles

  • Educator Black Movement, emancipatory knowledge and the construction of a democratic project

    Nilma Lino Gomes
    12-33
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15207
  • Educational praxis and grammar of resistance in the Viva a Palavra Program

    Claudiana Nogueira de Alencar
    34-54
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15218
  • Critical agency in Applied Linguistics negotiations from survivals and re-existences in the Brazilian context

    Junot de Oliveira Maia
    55-76
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15201
  • Applied Linguistics, decolonial epistemologies, and freirean pedagogy a foundation for training the applied linguist

    Carlos Eduardo F. da Cruz
    77-93
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.14660
  • Overcoming the difficulties of the teaching profession together feedback from a collective intervention-research experience in Brazil

    Laurence Espinassy, Rozania Maria Alves de Moraes
    94-114
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15219
  • Teacher Education in Ghana the past, present and the future

    Patrick Swanzy , Sandra Maria Gadelha de Carvalho, José Ernandi Mendes Mendes
    115-129
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15209
  • Intercultural Education teaching PLAc (portuguese as a host language) to immigrants as a form of resistance

    Gibson Zucca da Silva, Inny Accioly , Josefina Lopes Simões
    130-147
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15200
  • Academic writing practices and resistance literacy

    Djane Antonucci Correa
    148-162
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15206
  • Dicionários e colonialidades racismo, linguagem e resistência a partir de marcas de uso em língua espanhola

    João Paulo Santos Andrade, Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Roana Rodrigues
    163-187
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15215
  • Ethnolinguistics and cattlemen culture reflections about indisciplinary practice in Applied Linguistics

    Ticiane Rodrigues Nunes
    188-204
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15197

Essays

Interview

  • Interview with Maria Nazaré Mota de Lima

    Ana Lucia Silva Souza, Kassandra da Silva Muniz
    238-250
    DOI: https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15202

Translation