Movimento Negro Educador, saberes emancipatórios e a construção de um projeto democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15207

Palavras-chave:

movimento negro, educação, saberes, relações étnico-raciais, democracia

Resumo

Este artigo retoma a discussão sobre os saberes emancipatórios construídos pela população negra, sistematizados, ressignificados e disseminados pelo Movimento Negro Educador. Entre eles, destacam-se os saberes políticos, identitários, estético-corpóreos, interseccionais e da indignação. Reconhece-se a força pedagógica e política desse movimento social e seu impacto no processo de educação e reeducação do Estado, de suas instituições, da própria sociedade e de si mesmo. Esse processo reflete a atuação contínua do Movimento Negro Educador na transformação das estruturas de poder e na ressignificação das relações étnico-raciais. A separação dos saberes apresentada ao longo do artigo é um recurso didático e argumentativo, pois, na vida social, eles se manifestam de forma imbricada e interdependente. Dependendo do contexto e das circunstâncias em que operam, alguns podem se sobressair mais do que outros. Por fim, discute-se que os saberes emancipatórios construídos pelo Movimento Negro Educador nas lutas pela democracia propõem um projeto de nação que reconheça e valorize a diversidade, um projeto que não se cale diante do racismo, que lute por equidade, justiça e direitos humanos, que rejeite a divisão classista imposta pelo capitalismo e que reforce a importância de um Estado democrático e de direito verdadeiramente comprometido com a transformação social.

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Biografia do Autor

Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Univ.Coimbra e em Educação pela UFSCAR.Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Integra o corpo docente permanente da pós-graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG. Atua como professora voluntária da FAE/UFMG desde o ano de 2019.Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013). Dentre as premiações recebidas destacam-se: o Prêmio Magda Soares de Pesquisa em Educação, pelo Núcleo de Assessoramento e Apoio à Pesquisa da FAE/UFMG (2020), o Prêmio Carolina Bori, Ciência Mulher, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) como vencedora da área das humanidades (2022), a medalha Roquete Pinto de contribuição à Antropologia Brasileira concedida pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) (2022), a medalha Reitor Mendes Pimentel concedida por sua contribuição à UFMG. Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014).

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

GOMES, N. L. Movimento Negro Educador, saberes emancipatórios e a construção de um projeto democrático. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 4, p. 12–33, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i4.15207. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/15207. Acesso em: 30 mar. 2025.