Movimento Negro Educador, saberes emancipatórios e a construção de um projeto democrático
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15207Palavras-chave:
movimento negro, educação, saberes, relações étnico-raciais, democraciaResumo
Este artigo retoma a discussão sobre os saberes emancipatórios construídos pela população negra, sistematizados, ressignificados e disseminados pelo Movimento Negro Educador. Entre eles, destacam-se os saberes políticos, identitários, estético-corpóreos, interseccionais e da indignação. Reconhece-se a força pedagógica e política desse movimento social e seu impacto no processo de educação e reeducação do Estado, de suas instituições, da própria sociedade e de si mesmo. Esse processo reflete a atuação contínua do Movimento Negro Educador na transformação das estruturas de poder e na ressignificação das relações étnico-raciais. A separação dos saberes apresentada ao longo do artigo é um recurso didático e argumentativo, pois, na vida social, eles se manifestam de forma imbricada e interdependente. Dependendo do contexto e das circunstâncias em que operam, alguns podem se sobressair mais do que outros. Por fim, discute-se que os saberes emancipatórios construídos pelo Movimento Negro Educador nas lutas pela democracia propõem um projeto de nação que reconheça e valorize a diversidade, um projeto que não se cale diante do racismo, que lute por equidade, justiça e direitos humanos, que rejeite a divisão classista imposta pelo capitalismo e que reforce a importância de um Estado democrático e de direito verdadeiramente comprometido com a transformação social.
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