Quando o coletivo produz recursos
mobilizações de grupos de mulheres, moradoras de bairros populares, e sua relação com as instituições
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15233Palavras-chave:
grupos de mulheres, mobilização social, narrativas de resistênciaResumo
O artigo traz análises sobre as transformações ocorridas na vida de mulheres e em suas relações com as instituições sociais a partir do enfrentamento de demandas, tais como a relação com a escola, as locações sociais, a empregabilidade e o trabalho, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e sociológico que se desenvolveu desde o acompanhamento desses coletivos, de seus debates, narrativas e suas mobilizações. Os grupos são constituídos de mulheres das frações inferiores das classes populares, que moram em bairros populares periféricos da cidade de Lyon, na França. O estudo desses grupos revela a produção de recursos inexistentes para cada um dos membros tomados isoladamente. Esses recursos constituem também uma “resistência objetiva” à dominação. Esse acompanhamento e a pesquisa mostram efeitos de socialização e o desenvolvimento de um conjunto de recursos mobilizáveis pelo coletivo e por cada uma das participantes, sobretudo nas relações com as instituições. Em decorrência, essas mobilizações ocasionam um processo de (re)qualificação simbólica que está inscrito, desde o início, no projeto de anunciar publicamente um outro discurso sobre a vida dos moradores dos bairros populares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Thin , Cláudia Régia Damasceno Chaves, Sandra Maria Gadelha de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).