Quando o coletivo produz recursos

mobilizações de grupos de mulheres, moradoras de bairros populares, e sua relação com as instituições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15233

Palavras-chave:

grupos de mulheres, mobilização social, narrativas de resistência

Resumo

O artigo traz análises sobre as transformações ocorridas na vida de mulheres e em suas relações com as instituições sociais a partir do enfrentamento de demandas, tais como a relação com a escola, as locações sociais, a empregabilidade e o trabalho, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e sociológico que se desenvolveu desde o acompanhamento desses coletivos, de seus debates, narrativas e suas mobilizações. Os grupos são constituídos de mulheres das frações inferiores das classes populares, que moram em bairros populares periféricos da cidade de Lyon, na França. O estudo desses grupos revela a produção de recursos inexistentes para cada um dos membros tomados isoladamente. Esses recursos constituem também uma “resistência objetiva” à dominação. Esse acompanhamento e a pesquisa mostram efeitos de socialização e o desenvolvimento de um conjunto de recursos mobilizáveis pelo coletivo e por cada uma das participantes, sobretudo nas relações com as instituições. Em decorrência, essas mobilizações ocasionam um processo de (re)qualificação simbólica que está inscrito, desde o início, no projeto de anunciar publicamente um outro discurso sobre a vida dos moradores dos bairros populares.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel Thin , Université Lumière Lyon 2

Mestre em Sociologia (1988) e Doutor em Sociologia (1994), ambos pela Université Lumière Lyon 2. Titular de uma habilitation à diriger des recherches HDR (2010). Atualmente é Professeur des Universités (1ère classe) - Université Lumiere Lyon 2. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologie générale. Suas pesquisas concentram-se sobre a socialização, os processos e as lógicas de socialização, as confrontações entre lógicas socializadoras, as classes populares e a escolarização, as relações entre os dominados e as instituições, os recursos próprios dos mais dominados e, mais recentemente, as mobilizações sociais e políticas nas frações inferiores das classes populares, notadamente as mobilizações de grupos de mulheres de bairros populares. 

Cláudia Régia Damasceno Chaves, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Atualmente é professora Adjunta I da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC da UECE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa. É Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. 

Sandra Maria Gadelha de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Com bolsa do CNPq, fez estágio de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS / Paris, sob orientação do Prof. Michael Löwy (2012/2013). Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará -UECE, no Centro de Educação -CED, campus do Itaperi/UECE, e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE), que a partir de 2025, com aprovação do Curso de Doutorado, passa a denominar-se Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN)/UECE.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

THIN , D.; CHAVES, C. R. D.; CARVALHO, S. M. G. de. Quando o coletivo produz recursos: mobilizações de grupos de mulheres, moradoras de bairros populares, e sua relação com as instituições. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 4, p. 251–270, 2025. DOI: 10.46230/lef.v16i4.15233. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/15233. Acesso em: 30 mar. 2025.