Entrevista com Maria Nazaré Mota de Lima
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15202Palavras-chave:
linguagem, educação, relações raciaisResumo
A entrevista com a professora Maria Nazaré Mota de Lima aborda relações fundamentais em torno da complexa temática entre linguagem e racismo e transformação social, discussão que precisa ganhar densidade na área de linguística aplicada. As narrativas que compartilha conosco revelam sua trajetória marcada por afetos, ativismos e experiências coletivas realizadas em diferentes contextos de políticas públicas, com ênfase nas ações afirmativas no Brasil. Ao tratar de seu compromisso com a educação, tanto dentro quanto fora dos espaços formais, evidencia que, pensar os usos da linguagem em meio a identidades em construção mostra-se essencial para que outras perspectivas teóricas e metodológicas ganhem força e influenciem práticas educacionais nas quais o horizonte político e ético seja contribuir para que a vida com dignidade seja um direito para todas as pessoas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 10 jan. 2003.
INSTITUTO CEAFRO (ICEAFRO). Institucional. Disponível em: https://iceafro.org.br/institucional/. Acesso em: 12 mar. 2025
LIMA, Maria Nazaré Mota de (org.). Escola plural: a diversidade está na sala: formação de professores/as em história e cultura afro-brasileira e africana. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNICEF, 2012. ISBN: 978-85-249-1978-7.
LIMA, Maria Nazaré Mota de. Relações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens. 1. ed. Salvador: Eduneb, 2015. ISBN 978-85-7887-299-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Lucia Silva Souza, Kassandra da Silva Muniz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).