Uso de sinais de pontuação na construção dos sentidos textuais
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4372Palavras-chave:
Sinais de pontuação, Discursividade, SentidoResumo
O estudo sobre o uso dos sinais de pontuação na construção dos sentidos textuais aqui proposto reflete sobre a interferência desses recursos de escrita na marcação de posturas enunciativo-discursivas em textos jornalísticos. Observações feitas a partir do corpus analisado mostraram que alguns sinais de pontuação, em circunstâncias específicas de uso, não exercem função em relação à estrutura sintática do texto. A partir dessa constatação, investigaram-se as funções que determinados recursos de pontuação são capazes de promover num enunciado, uma vez que seria nula sua função sintática. A pesquisa fundamenta-se, principalmente, nos estudos de Catach (1994), Junkes (2002) e Dahlet (2006). O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa baseada na análise de corpus, este, por sua vez, é constituído por fragmentos de textos jornalísticos recolhidos de portais digitais. Os resultados mostram o uso eficiente de pontuação assinalando posturas enunciativo-discursivas em fragmentos para os quais os aspectos puramente sintáticos não seriam efetivos nem produtivos.
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