A cognição e os princípios teóricos e metodológicos ao ensino de Libras para ouvintes

Orientações a professores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-2630

Palavras-chave:

Ensino de Libras para Ouvintes, Cognição, Princípios Metodológicos

Resumo

Atualmente, a maioria dos trabalhos relacionados ao ensino de Libras para ouvintes ancora-se na perspectiva social para discutir questões de ordem teórico-metodológica. Este ensaio propõe uma reflexão a partir do viés cognitivo e, para tanto, apresenta princípios teóricos que estão calcados no conexionismo (Mota; Zimmer, 2005; Leite, 2008). Apresenta também princípios metodológicos que se respaldam no modelo computacional de aquisição de L2 de Ellis (1998) àqueles professores com pouca experiência em sala de aula. Nesse modelo, as questões metodológicas ancoram-se na concepção de instrução, sendo que essa pode ser baseada no input, na forma, na produção e no feedback. As instruções são ilustradas com recomendações didáticas encontradas na literatura especializada. Os argumentos apontam para uma visão integrativa entre fatores biológicos e experiência empírica, e para a indicação de que a instrução formal pode otimizá-los.

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Biografia do Autor

Lídia da Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora do Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Psicolinguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição e ensino de língua de sinais (L1 e L2) e desempenho de ouvintes sinalizantes de Libras como L2 - foco na fluência.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

SILVA, L. da. A cognição e os princípios teóricos e metodológicos ao ensino de Libras para ouvintes: Orientações a professores iniciantes. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 197–218, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-2630. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2630. Acesso em: 22 dez. 2024.