Cartografia de pesquisas nacionais sobre REA

Ensino de línguas materna e estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4384

Palavras-chave:

REA, Estado da arte, Brasil, Pesquisa em universidades brasileiras

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para a construção de um Estado da Arte da produção científica nacional sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto do ensino de línguas materna e estrangeiras, na área de Linguística Aplicada (LA). Os REA são fruto de uma iniciativa inspirada na esteira do movimento Software Livre e possibilita a professores a reutilização, revisão, readaptação, redistribuição e retenção de recursos de acordo com o licenciamento específico. O levantamento de 2013 a 2020 foi realizado por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES e do Portal de Periódicos da CAPES, considerando periódicos com avaliação B3 ou superior. Os resultados identificam uma produção ainda modesta, com predominância de estudos na região sul, nordeste, sudeste e centro-oeste. As discussões estão em torno da análise de repositório, aprendizagem e mídias sociais, sendo identificada uma relação entre os projetos de pesquisa das universidades e seus programas de pós-graduação e a temáticas das produções.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Esteves de Lima-Lopes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Departamento de Linguística Aplicada (DLA), atuando na graduação e na pós-graduação e, desde 2017, é coordenador de disciplinas do CEL/UNICAMP. É coordenador do GT de Linguagens e Tecnologias da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística) e vice-presidente da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Possui doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUCSP, é, também, bacharel em tradução (Língua e Literatura Inglesas) e bacharel e licenciado em Língua e Literatura Portuguesas pela PUCSP.

Terezinha Marcondes Diniz Biazi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Linguística Aplicada, linha de pesquisa - Linguagens e Tecnologias, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Letras-Inglês e Literatura correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Docente do Curso de Licenciatura Letras-Inglês e suas Literaturas, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. Seus interesses de pesquisa são Linguagens e Tecnologias, Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira e Formação de Professores.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

LIMA-LOPES, R. E. de; BIAZI, T. M. D. Cartografia de pesquisas nacionais sobre REA: Ensino de línguas materna e estrangeiras. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 172–196, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4384. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4384. Acesso em: 22 dez. 2024.