Cartografia de pesquisas nacionais sobre REA

Ensino de línguas materna e estrangeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4384

Palavras-chave:

REA, Estado da arte, Brasil, Pesquisa em universidades brasileiras

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para a construção de um Estado da Arte da produção científica nacional sobre Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto do ensino de línguas materna e estrangeiras, na área de Linguística Aplicada (LA). Os REA são fruto de uma iniciativa inspirada na esteira do movimento Software Livre e possibilita a professores a reutilização, revisão, readaptação, redistribuição e retenção de recursos de acordo com o licenciamento específico. O levantamento de 2013 a 2020 foi realizado por meio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da CAPES e do Portal de Periódicos da CAPES, considerando periódicos com avaliação B3 ou superior. Os resultados identificam uma produção ainda modesta, com predominância de estudos na região sul, nordeste, sudeste e centro-oeste. As discussões estão em torno da análise de repositório, aprendizagem e mídias sociais, sendo identificada uma relação entre os projetos de pesquisa das universidades e seus programas de pós-graduação e a temáticas das produções.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Esteves de Lima-Lopes, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Departamento de Linguística Aplicada (DLA), atuando na graduação e na pós-graduação e, desde 2017, é coordenador de disciplinas do CEL/UNICAMP. É coordenador do GT de Linguagens e Tecnologias da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística) e vice-presidente da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Possui doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP, mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUCSP, é, também, bacharel em tradução (Língua e Literatura Inglesas) e bacharel e licenciado em Língua e Literatura Portuguesas pela PUCSP.

Terezinha Marcondes Diniz Biazi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em Linguística Aplicada, linha de pesquisa - Linguagens e Tecnologias, pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Letras-Inglês e Literatura correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC . Docente do Curso de Licenciatura Letras-Inglês e suas Literaturas, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná. Seus interesses de pesquisa são Linguagens e Tecnologias, Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira e Formação de Professores.

Referências

ALBUQUERQUE, A. P. C. Aprender a aprender Tecnopedagogia: autonomia e trilhas de aprendizagem na aula de Espanhol. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Universidade de Brasília, 2019.

AMIEL, T. et al. Recursos Educacionais Abertos (REA): um caderno para professores. Campinas, SP: Educação Aberta, 2011.

BARROS, F.; Recursos educacionais abertos (REA): um estudo da transposição didática e informática no ensino de língua on-line (ELO). 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco, 2018.

BARROS, F. R. A. R.; CAIADO, R. V. R. Língua Portuguesa na web 3.0: relações complexas de ensino por meio dos recursos educacionais abertos (REAs). Entremeios - Revista de Estudos do Discurso. v. 15, p. 247-266, jul./dez. 2017.

BEVILÁQUA, A. F. Linguagens e tecnologias a serviço de uma ética maior: a produção de recursos educacionais abertos no viés dos letramentos críticos. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, 2017.

BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. Made in Brazil: inovações tecnológicas no âmbito de um sistema de autoria aberto para o ensino de línguas. Revista Linguagem em Foco, v. 12, n. 2, p. 8-29, 2020.

BEVILÁQUA, A. et al. Ensino de línguas Online: um sistema de autoria para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos. Calidoscópio, São Leopoldo, vol. 15, n. 1, p. 190-200, jan./abr. 2017.

BEVILÁQUA, A. F.; LEFFA, V. J.; KIELING, H. S. Espanhol como língua estrangeira (E/LE), acción poética e xenofobia: uma experiência pedagógica com um recurso educacional aberto na perspectiva dos letramentos críticos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 2, p. 759-778, 2019.

BIAZI, T. M. D. Comunidades #REA: análise de seus rastros no Twitter. Texto Livre - Linguagem e Tecnologia, v. 12, n. 3, p. 69-92, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Res. nº 1. Brasília, DF, 2016.

BUZATO, M. E. K. Critical Data Literacies: going beyond words to challenge the illusion of a literal world. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MOR, W. (Org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas e linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017, p. 119-142.

BUZATO, M. E. K; TORRES, C. C. Dadificação e transdisciplinaridade nos estudos do letramento: o jornalismo de dados como contexto de pesquisa. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 49, p. 128-141, jul./set. 2019.

CANTO, C. G. S.; DUARTE, G. B. Interatividade e adaptabilidade: reflexões sobre a ferramenta ELO Cloud e suas potencialidades no ensino de línguas. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 13, n. 3, 971-991, jul./set. 2019.

COSTA, A. R. Tecnologias educacionais para o ensino e a aprendizagem de libras: ondes estão os recursos educacionais abertos? Revista Trama, v. 15, n. 35, p. 97-108, 2019.

COSTA, A. R. Professores de línguas “na” e “em” rede?: formação continuada de educadores para práticas abertas de (re)produção de materiais didáticos online. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2016.

COSTA, A. et al. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 20, n. 1, p. 1-20, 2016.

COSTA, A.; FIALHO, V. Ontem, hoje e amanhã: sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 11, n. 1, p. 147-173, jan./mar. 2017.

COSTA, A.; PY, L. O; FIALHO, V. Opções em recursos educacionais abertos para o ensino de Espanhol no Brasil, Hipertextus Revista Digital, Recife, v. 17, p. 82-96, nov. 2017.

DUARTE, G. B. Gamificação na aprendizagem de inglês: uma análise sobre Recursos Educacionais Abertos, Motivação e Feedback. Linguagem & Ensino, v. 22, n. 4, p. 1040-1062, out./dez. 2019.

DUARTE, G. B. Eventos complexos de letramentos na aprendizagem de Inglês: relações entre práticas de letramentos, gamificação e motivação. 2017. 166 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2017.

GREEN, C. Open Licensing and Open Education Licensing Policy. In: JHANGIANI, R.; BISWAS-DIENER, R. Open: The Philosophy and Practices that are Revolutionizing Education and Science. London: Ubiquity Press, 2017, p. 29-41.

HEREDIA, J. Recursos educacionais abertos: mapeamento da comunicação científica, 2015. 1992 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

HILTON, J.; WILEY, D. A. The Creation and Use of Open Educational Resources. Christian Higher Education, v. 9, n. 1, p. 49-59, 2009.

LEFFA, V. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, recursos educacionais abertos e ensino de língua. Trabalhos de Linguística Aplicada, vol. 55, n. 2, p. 353-377, maio/ago. 2016.

LIMA-LOPES, R. E. Mídia e Comunicação: reflexões e possibilidades para o ensino e aprendizagem de língua. ASSIBERCOM - Associação Ibero-Americana de Pesquisadores da Comunicação. XV Congresso IBERCOM, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, p. 1463-1480, 2017.

LOUREIRO, V.; TALLEI, J. A plataforma Moodle e os recursos educacionais abertos: uma proposta de ensino de espanhol como LE. Interdisciplinar. Revista Interdisciplinar em Língua e Literatura. Edição Especial ABRALIN/SE, Itabaiana/SE, Ano VIII, v. 17, p. jan./jun. 2013.

MARZARI, G. Q. Quem me ensinou o inglês que eu ensino?: a influência das tecnologias digitais na constituição da identidade do professor de línguas do século XXI. 2014. 229 f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2014.

MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar (Org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PEREIRA, D. M.; CÉSAR, D. R.; MATTE, A. C. F. Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir. Signo, v. 41, n. 71, p. 13-26, maio/ago. 2016.

PEREIRA, D.; FETTERMANN. J.; CÉSAR, J. O que são recursos educacionais abertos? Limites e possibilidades em discursos. Calidoscópio, São Leopoldo, vol. 14, n. 3, p. 458-465, set./dez. 2016.

SANTOS, A. I. Open Educational Resources in Brazil: State-of-the-art, Challenges and Prospects for Development and Innovation. Moscow: UNESCO, 2011.

SANTOS, K. C. P. Arquiteturas pedagógicas como dispositivos de formação de professores em práticas multiletradas por meio das tecnologias digitais. 2016. 217 f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

SANTOS, M. M. Portais de iniciativa REA: contribuições para o ensino e aprendizagem de inglês na contemporaneidade. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia: UESC, 2015.

VARGAS, M. S. Recursos Educacionais Abertos: aspectos jurídicos e econômicos da produção de materiais de ensino de língua estrangeira sob licença Creative Commons. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2018.

WILEY, D. A. The Access Compromise and the 5th R. 2014. Disponível em:

http://opencontent.org/blog/archives/3221. Acesso: 16 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

LIMA-LOPES, R. E. de; BIAZI, T. M. D. Cartografia de pesquisas nacionais sobre REA: Ensino de línguas materna e estrangeiras. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 172–196, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4384. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4384. Acesso em: 26 abr. 2024.