Estereótipos de gênero e leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3815

Palavras-chave:

Leitura crítica, Multiletramentos, Gênero, Anúncio audiovisual

Resumo

Com a dinâmica de textos multimodais e a sua presença nas práticas sociais, o ensino de leitura vem demandando investimento na formação crítica do leitor e dos formadores de leitores. Essa formação é possível por intermédio da Pedagogia dos Multiletramentos no ensino de línguas. Assim, optar por um ensino de línguas que esteja ancorado nos multiletramentos abre espaço para a inclusão das questões identitárias e para a divulgação dos direitos humanos na Escola. A partir desse recorte, o objetivo do trabalho é analisar um evento de formação de professores que versou sobre o anúncio audiovisual da cerveja Skol, intitulado “Reposter - Redondo é sair do seu passado”, veiculado no ano de 2017. A problematização da discussão recai sobre como a linguagem tem sido usada na condição de suporte para as diferenças de gênero. Inscrita no campo da Linguística Aplicada, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com uma abordagem interpretativista. Os dados obtidos nesse estudo de caso ajudam na compreensão de que é necessário investir na agenda de formação que auxilie no entendimento de que tratar de diversidade cultural também envolve tratar das identidades de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. (p. A. Guareschi, trad.). Petrópolis: Vozes, 2008.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

BARRETO, Tiago. Vende-se em 30 Segundos: Manual Do Roteiro Para Filme Publicitário. São Paulo: Senac, 2004.

CAZDEN, C.et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1,p. 60-92, Spring 1996.Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 02/12/2020

CAVALCANTI, M. C.; MAHER, T. M. Diferentes Diferenças: Desafios interculturais na sala de aula. 1. ed. Campinas: CEFIEL/MEC, 2009.

DALEY, Elizabeth. Expandindo o conceito de letramento. Trab. linguist. apl. [online]. 2010, vol.49, n.2, pp.481-491. ISSN 2175-764X. <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132010000200010>.

DOMINGO, M., JEWITT, C., KRESS, G. Multimodal social semiotics: Writing in online contexts. In: K. Pahl and Rowsel (eds.). The Routledge Handbook of Contemporary Literary Studies. London: Routledge, 2014.

ECKERT; P; MCCONNELL-GINET, S. Comunidades de práticas: lugar onde co-habitam linguagem, gênero e poder. In: OSTERMANN, A. C.; FONTANA, B. Linguagem, sexo, sexualidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. [original de 1992]

ERICKSON, F. Métodos cualitativos de investigación sobre La ensinanza. In:

WITTROCK, M. C. (Org.). La investigación de La enseñanza, II: métodos cualitativos y de observación. Barcelona: Paidos, 1989. p. 195-301.

ESPINOSA. B. Tratado Teológico-Político. Trad. de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Martins Fontes: 2003.

GEE, J. P. Social Linguistics and Literacies: Ideology in Discourses. 3. ed. London, Routledge, 2008.

GUERRA, Paula Bierrenbach de Castro. Psicologia social dos estereótipos. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 7, n. 2, p. 239-240, Dec. 2002. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712002000200013&lng=en&nrm=iso>. access on 27 May 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712002000200013.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arno, 1994.

JEWITT, C.; OYAMA, R. Visual meaning: a social semiotic approach. In: VAN LEEUWEN, T.; JEWITT, C. (Eds). Handbook of visual analysis. London: SAGE PublicationsLtd, 2004.

KRESS, G; JEWITT, C. (Orgs.). Multimodal literacy. New York: Peter Lang Publishing, 2003.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: The Grammar of Visual Design. London: New York: Routledge, 2006 [1996].

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: do projeto à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MAHER, T. M. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: Kleiman, A. B.; Cavalcanti, M. C. (orgs.). Linguística aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

MARTINS, Jorge S. Redação Publicitária Teoria e Prática. 3.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

NICHOLSON, Linda. Interpreting Gender. In: The Play of Reason: From the Modern to the Postmodern. Cornell University Press, 1999. p. 53-76.

NICHOLSON, Linda. Introdução. Feminism/Postmodernism. Linda. J. Nicholson (ed). New York: Routledge, 1990.

PINHEIRO, Petrilson Alan. Sobre o manifesto "A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures" - 20 anos depois. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 55, n. 2, p. 525-530, ago. 2016. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200525&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 27 maio 2019. http://dx.doi.org/10.1590/010318135166183471.

SILVA, Tomas Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. 15. ed. Petrópolis, Rj: Vozes, 2014.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Tomaz Tadeu da Silva (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

GRANDO, R. K. Estereótipos de gênero e leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 321–338, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3815. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3815. Acesso em: 21 nov. 2024.