Tecnologias digitais e formação de professores
Implicações para as práticas de ensino de professores de cursos de licenciatura em Letras
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4054Palavras-chave:
Formação docente, Tecnologias digitais, Professores de cursos de LetrasResumo
Este artigo objetiva investigar as implicações das tecnologias digitais em práticas de ensino de professores de cursos de licenciatura em Letras. Para isso, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como corpus informações oriundas da aplicação de uma entrevista estruturada com docentes que lecionam em cursos de licenciatura em Letras de uma universidade pública do interior da Paraíba. A fim de ancorar nossas análises, recorremos às discussões acerca da formação docente na contemporaneidade (BEHERENS, 2007; CELANI, 2002; FREIRE; LEFFA, 2013; PERRENOUD, 2002, dentre outros), e às reflexões sobre a formação de professores de línguas frente às novas tecnologias digitais (BALADELI, 2013; BOERES, 2018; IMBERNÓN, 2011; MARZARI, 2014; MARZARI; LEFFA, 2013). Este estudo evidencia que o uso de tecnologias digitais nas práticas de ensino dos docentes em questão implica mudanças em suas atuações pedagógicas e no processo de ensino- aprendizagem de línguas. Evidencia-se também a necessidade de utilizar tais tecnologias com objetivos específicos para tornar o ensino mais promissor, bem como a compreensão de que os dispositivos tecnológicos são ferramentas que auxiliam o trabalho docente.
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