Investigando engajamento e motivação de estudantes no contexto do Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-7920

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Motivação, Ensino de línguas estrangeiras

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre como o Programa Residência Pedagógica (PRP) abre caminho para que residentes tornem-se conscientes da importância de promover atividades nas quais os estudantes possam se sentir motivados/as e engajados/as. Para isso, um olhar analítico é voltado para seis relatos reflexivos, escritos por dois residentes, participantes do Núcleo Espanhol/Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba. Nesses relatos, os residentes discutiram uma sequência de atividades que promoveram em uma turma de ensino médio. Nesse sentido, é investigado como a motivação e o engajamento dos/as alunos/as são descritos nesses relatos, além de como os residentes mobilizaram estratégias para que os/as estudantes se envolvessem nas atividades. Como suporte teórico, a discussão se apoia em conceitos como motivação (BROPHY, 2010; BROWN, 2000; DORNYEI, 1994; GARDNER, 1985; MITCHELL; SCHUSTER; JIN, 2020) observação de sala de aula, o Programa Residência Pedagógica (ANDRADE; SANTOS; FONSECA, 2019; BIAZI; GIMENEZ; STUTZ, 2011; LIRA; LIMA; MEDRADO, 2019; LIRA; MEDRADO; COSTA, 2020) e o ensino de línguas estrangeiras (LORENZUTTI, 2014; CUNHA, 2016). Os Resultados indicam que, embora os residentes tenham enfrentado desafios, eles conseguiram criar estratégias por meio das quais os/as alunos/as se sentiram motivados/as e, consequentemente, engajados/as nas atividades propostas. Por fim, também foi possível observar o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos residentes em promover um ensino reflexivo que compreenda os/as estudantes como sujeitos ativos, considerando suas necessidades desde o planejamento das atividades didáticas até a avaliação da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Edvaldo Lira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seus interesses de pesquisa se concentram na área da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores; trabalho docente; construção identitária de professores de línguas.

Walison Paulino de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Linguística. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem interesse na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, e na Psicologia, principalmente nos seguintes temas: formação de professores e ciências do trabalho, mais particularmente na Clínica da Atividade; contribuições da Psicologia para a Educação; e, finalmente, os desafios contemporâneos da Psicologia Clínica, nos seus mais diversos matizes teórico-metodológicos.

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Publicado

2023-04-07

Como Citar

LIRA, E.; COSTA, W. P. de A. Investigando engajamento e motivação de estudantes no contexto do Programa de Residência Pedagógica. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 111–131, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-7920. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/7920. Acesso em: 1 maio. 2024.