Investigando engajamento e motivação de estudantes no contexto do Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-7920Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Motivação, Ensino de línguas estrangeirasResumo
Este artigo objetiva refletir sobre como o Programa Residência Pedagógica (PRP) abre caminho para que residentes tornem-se conscientes da importância de promover atividades nas quais os estudantes possam se sentir motivados/as e engajados/as. Para isso, um olhar analítico é voltado para seis relatos reflexivos, escritos por dois residentes, participantes do Núcleo Espanhol/Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba. Nesses relatos, os residentes discutiram uma sequência de atividades que promoveram em uma turma de ensino médio. Nesse sentido, é investigado como a motivação e o engajamento dos/as alunos/as são descritos nesses relatos, além de como os residentes mobilizaram estratégias para que os/as estudantes se envolvessem nas atividades. Como suporte teórico, a discussão se apoia em conceitos como motivação (BROPHY, 2010; BROWN, 2000; DORNYEI, 1994; GARDNER, 1985; MITCHELL; SCHUSTER; JIN, 2020) observação de sala de aula, o Programa Residência Pedagógica (ANDRADE; SANTOS; FONSECA, 2019; BIAZI; GIMENEZ; STUTZ, 2011; LIRA; LIMA; MEDRADO, 2019; LIRA; MEDRADO; COSTA, 2020) e o ensino de línguas estrangeiras (LORENZUTTI, 2014; CUNHA, 2016). Os Resultados indicam que, embora os residentes tenham enfrentado desafios, eles conseguiram criar estratégias por meio das quais os/as alunos/as se sentiram motivados/as e, consequentemente, engajados/as nas atividades propostas. Por fim, também foi possível observar o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos residentes em promover um ensino reflexivo que compreenda os/as estudantes como sujeitos ativos, considerando suas necessidades desde o planejamento das atividades didáticas até a avaliação da aprendizagem.
Downloads
Referências
ALIZADEH, M. The Impact of Motivation on English Language Learning. International Journal of Research in English Education, v. 1, n. 1, p. 11 -15, 2016. Available from: http://ijreeonline.com/article-1-23-en.pdf. Access on: Feb. 2, 2022.
ANDRADE, B. C. V. de; SANTOS, E. N. S. dos; FONSECA, N. A. C.. A relação residente-aluno na Residência Pedagógica como instrumento de mudança. IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, Universidade Federal de Campina Grande. 2019. p. 117-129. Available from: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/viewIssue/85/76. Access on: Feb. 2, 2022.
BAHOUS, R.; BACHA, N. N.; NABHANI, M. Motivating Students in the EFL Classroom: A Case Study of Perspectives. Canadian Center of Science and Education, v. 4, n. 3, p. 33-43, 2011. Available from: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/elt/article/view/11873. Access on: Feb. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.5539/elt.v4n3p33
BIAZI, T.; GIMENEZ, T.; STUTZ, L. O Papel da Observação de Aulas durante o Estágio Supervisionado de Inglês. Revista Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, n. 1, p.57-78, 2011. Available from: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8644/9226. Access on: Nov. 30, 2021. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p57
BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Access on: May, 10, 2020.
BROPHY, J. Motivating students to learn. 3. ed. New York: Routledge, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-044894-7.00613-8
BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. 4. ed. New York: Pearson Education, 2000.
CUNHA, A. G. A Língua Estrangeira no Ambiente Escolar. In: CUNHA, A. G. da; MICCOLI, L. Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. 1 ed. São Paulo: Parabola Editorial, 2016.
DORNYEI, Z. Motivation and Motivating in the Foreign Language Classroom. Wiley Online Library: The Modern Language Journal, Vol. 78, N. 3. , p. 273-284, 1994 Available from: https://www.jstor.org/stable/330107?seq=9#metadata_info_tab_contents. Acess on: Sep. 19, 2022. DOI: https://doi.org/10.2307/330107
GARDNER, R. Social psychology second language learning. The role of attitudes and motivation. Great Britain: Edward Arnold Publishers, 1985.
LIRA, E. S. de; MEDRADO, B. P.; COSTA, W. P. de A. Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 19, n. 2, p. 231–254, 2020. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/32851. Access on: Nov. 14, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851
LIRA, E. S. de; LIMA, L. A. E. de; MEDRADO, B. P. Cultura e diversidade: a aprendizagem de Língua Inglesa no contexto da Residência Pedagógica. IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, Universidade Federal de Campina Grande. p. 21-33; 2019. Available from: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/viewIssue/85/76. Access on: Feb. 2, 2022.
LIU, Y.; HAU, K.; LIU, H.; WU, J.; WANG, X.; ZHENG, X. Multiplicative effect of intrinsic and extrinsic motivation on academic performance: A longitudinal study of Chinese students. Wiley Online Library: Journal of Personality. 2020, p. 584-595. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jopy.12512. Acess on: Sep. 19, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/jopy.12512
LORENZUTTI, N. Beyond the Gap Fill: Dynamic Activities for Song in the EFL Classroom. English Teaching Forum, 2014. Available from: https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/forum_article_-_beyond_the_gap_fill-_dynmaic_activties_for_song_in_the_efl_classrom.pdf. Access on: Feb. 2, 2022. p. 14-21.
MEDRADO, B. P.; COSTA, W. P. de A. O Programa de Residência Pedagógica: refletindo sobre a formação dos coletivos de trabalho. In: GUIMARÃES, A. M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G. (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. 1 ed. Araraquara: Letraria, 2020, v. 01, p. 141-162.
MITCHELL, R.; SCHUSTER, L.; JIN, H. S. “Gamification and the impact of extrinsic motivation on needs satisfaction: Making work fun?” Journal of Business Research, Elsevier, v. 106, p. 323-330, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.11.022
RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-Determination Theory and the Facilitation of Intrinsic Motivation, Social Development, and Well-Being. American Psychologist, n. 55, n. 1. 68-78, 2000. Available from: https://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2000_RyanDeci_SDT.pdf. Access on: Feb. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edvaldo Lira, Walison Paulino de Araújo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).