Investigando engajamento e motivação de estudantes no contexto do Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-7920

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Motivação, Ensino de línguas estrangeiras

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre como o Programa Residência Pedagógica (PRP) abre caminho para que residentes tornem-se conscientes da importância de promover atividades nas quais os estudantes possam se sentir motivados/as e engajados/as. Para isso, um olhar analítico é voltado para seis relatos reflexivos, escritos por dois residentes, participantes do Núcleo Espanhol/Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba. Nesses relatos, os residentes discutiram uma sequência de atividades que promoveram em uma turma de ensino médio. Nesse sentido, é investigado como a motivação e o engajamento dos/as alunos/as são descritos nesses relatos, além de como os residentes mobilizaram estratégias para que os/as estudantes se envolvessem nas atividades. Como suporte teórico, a discussão se apoia em conceitos como motivação (BROPHY, 2010; BROWN, 2000; DORNYEI, 1994; GARDNER, 1985; MITCHELL; SCHUSTER; JIN, 2020) observação de sala de aula, o Programa Residência Pedagógica (ANDRADE; SANTOS; FONSECA, 2019; BIAZI; GIMENEZ; STUTZ, 2011; LIRA; LIMA; MEDRADO, 2019; LIRA; MEDRADO; COSTA, 2020) e o ensino de línguas estrangeiras (LORENZUTTI, 2014; CUNHA, 2016). Os Resultados indicam que, embora os residentes tenham enfrentado desafios, eles conseguiram criar estratégias por meio das quais os/as alunos/as se sentiram motivados/as e, consequentemente, engajados/as nas atividades propostas. Por fim, também foi possível observar o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos residentes em promover um ensino reflexivo que compreenda os/as estudantes como sujeitos ativos, considerando suas necessidades desde o planejamento das atividades didáticas até a avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Lira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestrando em Linguagem e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Letras (Língua Inglesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Seus interesses de pesquisa se concentram na área da Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: formação inicial de professores; trabalho docente; construção identitária de professores de línguas.

Walison Paulino de Araújo Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Linguística. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem interesse na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, e na Psicologia, principalmente nos seguintes temas: formação de professores e ciências do trabalho, mais particularmente na Clínica da Atividade; contribuições da Psicologia para a Educação; e, finalmente, os desafios contemporâneos da Psicologia Clínica, nos seus mais diversos matizes teórico-metodológicos.

Referências

ALIZADEH, M. The Impact of Motivation on English Language Learning. International Journal of Research in English Education, v. 1, n. 1, p. 11 -15, 2016. Available from: http://ijreeonline.com/article-1-23-en.pdf. Access on: Feb. 2, 2022.

ANDRADE, B. C. V. de; SANTOS, E. N. S. dos; FONSECA, N. A. C.. A relação residente-aluno na Residência Pedagógica como instrumento de mudança. IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, Universidade Federal de Campina Grande. 2019. p. 117-129. Available from: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/viewIssue/85/76. Access on: Feb. 2, 2022.

BAHOUS, R.; BACHA, N. N.; NABHANI, M. Motivating Students in the EFL Classroom: A Case Study of Perspectives. Canadian Center of Science and Education, v. 4, n. 3, p. 33-43, 2011. Available from: https://www.ccsenet.org/journal/index.php/elt/article/view/11873. Access on: Feb. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.5539/elt.v4n3p33

BIAZI, T.; GIMENEZ, T.; STUTZ, L. O Papel da Observação de Aulas durante o Estágio Supervisionado de Inglês. Revista Signum: Estudos da Linguagem, v. 14, n. 1, p.57-78, 2011. Available from: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8644/9226. Access on: Nov. 30, 2021. DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p57

BRASIL. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Access on: May, 10, 2020.

BROPHY, J. Motivating students to learn. 3. ed. New York: Routledge, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-044894-7.00613-8

BROWN, H. D. Principles of language learning and teaching. 4. ed. New York: Pearson Education, 2000.

CUNHA, A. G. A Língua Estrangeira no Ambiente Escolar. In: CUNHA, A. G. da; MICCOLI, L. Faça a diferença: ensinar línguas estrangeiras na educação básica. 1 ed. São Paulo: Parabola Editorial, 2016.

DORNYEI, Z. Motivation and Motivating in the Foreign Language Classroom. Wiley Online Library: The Modern Language Journal, Vol. 78, N. 3. , p. 273-284, 1994 Available from: https://www.jstor.org/stable/330107?seq=9#metadata_info_tab_contents. Acess on: Sep. 19, 2022. DOI: https://doi.org/10.2307/330107

GARDNER, R. Social psychology second language learning. The role of attitudes and motivation. Great Britain: Edward Arnold Publishers, 1985.

LIRA, E. S. de; MEDRADO, B. P.; COSTA, W. P. de A. Os diálogos entre preceptor e residente no contexto da Residência Pedagógica: reflexões em prol de uma construção de identidade docente. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 19, n. 2, p. 231–254, 2020. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/32851. Access on: Nov. 14, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.32851

LIRA, E. S. de; LIMA, L. A. E. de; MEDRADO, B. P. Cultura e diversidade: a aprendizagem de Língua Inglesa no contexto da Residência Pedagógica. IV Jornada Nacional de Línguas e Linguagens, Universidade Federal de Campina Grande. p. 21-33; 2019. Available from: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/issue/viewIssue/85/76. Access on: Feb. 2, 2022.

LIU, Y.; HAU, K.; LIU, H.; WU, J.; WANG, X.; ZHENG, X. Multiplicative effect of intrinsic and extrinsic motivation on academic performance: A longitudinal study of Chinese students. Wiley Online Library: Journal of Personality. 2020, p. 584-595. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jopy.12512. Acess on: Sep. 19, 2022. DOI: https://doi.org/10.1111/jopy.12512

LORENZUTTI, N. Beyond the Gap Fill: Dynamic Activities for Song in the EFL Classroom. English Teaching Forum, 2014. Available from: https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/forum_article_-_beyond_the_gap_fill-_dynmaic_activties_for_song_in_the_efl_classrom.pdf. Access on: Feb. 2, 2022. p. 14-21.

MEDRADO, B. P.; COSTA, W. P. de A. O Programa de Residência Pedagógica: refletindo sobre a formação dos coletivos de trabalho. In: GUIMARÃES, A. M.; CARNIN, A.; LOUSADA, E. G. (Org.). O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento. 1 ed. Araraquara: Letraria, 2020, v. 01, p. 141-162.

MITCHELL, R.; SCHUSTER, L.; JIN, H. S. “Gamification and the impact of extrinsic motivation on needs satisfaction: Making work fun?” Journal of Business Research, Elsevier, v. 106, p. 323-330, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.11.022

RYAN, R. M.; DECI, E. L. Self-Determination Theory and the Facilitation of Intrinsic Motivation, Social Development, and Well-Being. American Psychologist, n. 55, n. 1. 68-78, 2000. Available from: https://selfdeterminationtheory.org/SDT/documents/2000_RyanDeci_SDT.pdf. Access on: Feb. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68

Publicado

2023-04-07

Como Citar

LIRA, E.; COSTA, W. P. de A. Investigando engajamento e motivação de estudantes no contexto do Programa de Residência Pedagógica. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 111–131, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-7920. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/7920. Acesso em: 22 nov. 2024.