Formação inicial de professores, trabalho docente e o Programa Residência Pedagógica de Letras da UNIFAP

Das dimensões epistêmicas às vivências praxiológicas de professores-residentes

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DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5182

Mots-clés :

Trabalho Docente, Residência Pedagógica, Formação de professores

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar, primeiramente, a configuração de um curso de formação oferecido a professores de Língua Portuguesa (em pré-serviço), participantes do Programa Residência Pedagógica, Núcleo/Subprojeto de Letras-Português - 2018-2020, desenvolvido pela Universidade Federal do XX. Desse objetivo, desdobra-se outro que visa analisar o agir professoral e o trabalho planejado e realizado de cinco professores-residentes, participantes do referido curso. O estudo situa-se no campo da Linguística Aplicada e a análise dos dados, de caráter qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006), foi realizada a partir de um corpus de trechos de dois relatórios de práticas de práticas de ensino, produzidos pelos professores-residentes/colaboradores da pesquisa. Nos trechos dos relatórios, foram analisados alguns segmentos de tratamento temático do discurso desses professores, a partir dos quais foi possível encontrar representações do agir professoral e do trabalho desenvolvido por esses agentes em contexto de interação didática em sala de aula. Os resultados demonstram que a oferta do referido curso possibilitou aos professores-residentes tanto a mobilização quanto a ampliação de seus repertórios didáticos para o ensino de Português como língua materna. A análise e a interpretação dos dados, neste caso, dos segmentos de tratamentos temáticos, retirados de dois relatórios de prática, permitiu-nos compreender que o agir professoral e o trabalho planificado e o realizado, desenvolvidos pelas/os professores em formação, configuram-se a partir de determinantes externos que estão ligados diretamente com prescrições que são estabelecidas a partir de documentos oficiais, de intenções e modelos de agir que esses sujeitos se apoiam para concretização de seu métier.

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Biographie de l'auteur

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto na área de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras - Mestrado (PPGLET/UNIFAP) - Linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia, docente do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras) - Linha de pesquisa Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFMS) - Linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino. Realiza pesquisa que tratam sobre os seguintes temas: educação bilíngue, práticas de letramentos, Português como LE/L2, Língua Adicional e Língua Materna, formação de professores, agir professoral, letramento acadêmico, práticas de leitura e escrita em contexto escolares e não escolares, análise e elaboração de materiais didáticos, práticas discursivas em redes sociais, práticas translíngues, identidade, cultura e linguagens na amazônia, letramento racial crítico e currículo; currículo, gênero, raça e sexutalidades e discurso; educação linguística, identidade, formação de professores na perspectiva dos estudos de letramento e da decolonialidade. 

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Publiée

2021-06-04

Comment citer

GOMES, R. Formação inicial de professores, trabalho docente e o Programa Residência Pedagógica de Letras da UNIFAP: Das dimensões epistêmicas às vivências praxiológicas de professores-residentes. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 114–138, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5182. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5182. Acesso em: 3 juill. 2024.