DO BANCO DOS RÉUS À CARNAVALIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DO ENSINO DE LÍNGUAS

Autores

  • Vânia Soares Barbosa UECE
  • Antonia Dilamar Araújo UECE
  • Laura Tey Iwakami UECE

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino e aprendizagem de línguas, Letramento Digital

Resumo

Ainda que não sejam mais “novas”, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas de ensino e aprendizagem no contexto educacional continuam no centro de um debate não exaustivo que reconhece sua importância, ao tempo em que contesta seu uso indiscriminado. No centro desse debate, diferentes papéis são atribuídos aos principais agentes do sistema educacional, aqui representados pelo governo, as escolas, os professores e os alunos. Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o desempenho desses agentes e sua (possível) relação com o gargalo que impede um uso efetivo e produtivo daquelas tecnologias no ensino de línguas. Como suporte teórico, apoiamo-nos nas ideias de Leffa (2011), Coscarelli e Ribeiro (2011), Moran (2000), entre outros, para refletirmos sobre dados coletados a partir de relatos de experiências de professores e dados estatísticos coletados em pesquisas anteriores e, em relação a esses últimos, do site do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Como conclusão prévia, apontamos a necessidade de capacitações para professores e alunos que os habilitem ao uso efetivo das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. (org.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
GUIMARÃES, A. de M.; DIAS, R. Ambientes de aprendizagem: reengenharia da sala de aula. In: COSCARELLI, C. V. (org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte, Autêntica, 2006, p. 23-42.
KRESS, G. Visual and Verbal Modes of Representation in Eletronically Mediated Communication. In: SNYDER, I. (ed). Page to Screen: talking literacy into eletronic era. New York:
Routledge, 1998, p. 53-79.
LEFFA, V. J. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade. Considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, D. C. de (org.). Inglês em escolas públicas não funciona: uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011, p. 15-31.
MAYER, R. E. Multimedia Learning. USA: Cambridge University Press, 2009.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia. In: MORAN, J. M. MASSETO, M. & BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm. Acessado em 02/06/2002.
PAIVA, V. L. M. DE O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. No prelo.
PEREIRA, J. T. Educação e Sociedade da Informação. In: COSCARELLI, C.; RIBEIRO, A. E. (org.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 13-24.
PERINA, A. A. As crenças dos professores de inglês em relação ao computador: coletando subsídios. Dissertação de Mestrado. PUC-SP, 2003, p. 21-26.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. In: On the Horizon. MCB University Press, Vol. 9 No. 5, October 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> Acesso em 20 fev.2011.
SNYDER, I. Beyond the hype: reassessing hypertext. In: SNYDER, I. (ed). Page to Screen: talking literacy into eletronic era. New York: Routledge.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D.; IWAKAMI, L. T. DO BANCO DOS RÉUS À CARNAVALIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO DO ENSINO DE LÍNGUAS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 103–116, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1923. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2