O USO DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS EM TEXTOS DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • José Olavo da Silva Garantizado Júnior UNILAB

Palavras-chave:

Expressões referenciais, Coerência Textual, Prática de Texto

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como as expressões referenciais que proporcionam a quebra da continuidade textual contribuem para a constituição da coerência/coesão em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários. A base teórica que sustentará nossa análise será a desenvolvida por Custódio Filho (2006) sobre as (in)adequações referenciais em textos de estudantes aprendizes, assim como a visão de Cavalcante (2011) e Garantizado Júnior (2011) sobre o fenômeno da coerência/coesão. Metodologicamente, nossa pesquisa é documental, uma vez que utilizaremos textos produzidos por estudantes pré-universitários em situação de prova simulada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados apontam que os processos referenciais, como defende Garantizado Júnior (2011), são fundamentais para a constituição da coerência textual e, também que, teoricamente, algumas inadequações cometidas pelos estudantes podem ser explicadas à luz dos estudos referenciais.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

JÚNIOR, J. O. da S. G. O USO DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS EM TEXTOS DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 43–54, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1878. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos