LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: RESULTADO DE TESTES COM ALUNOS DO 3º ANO

Autores

  • Fábio Fernandes Torres UNILAB
  • Lorena Silva Moura UFPI

Palavras-chave:

Letramento, Escrita, Leitura, Prática Social

Resumo

Este artigo discute os níveis de letramento de alunos do 3º ano Ensino Médio de uma escola pública de Ipiranga - PI, baseado em testes de letramento e nas contribuições teóricas de Soares (2012), Mortatti (2004), Sousa, Corti e Mendonça (2012), Bunzen e Mendonça (2006) e Matêncio (1994). Foram aplicados questionários aos docentes para verificar suas concepções de letramento e alguns testes aos alunos para verificar os níveis de letramento. Os resultados demonstraram que (a) os professores reconhecem as formas de desenvolver o letramento dos discentes, mas suas práticas docentes ainda estão focadas na apropriação de signos linguísticos descontextualizados e (b) os alunos apresentam desempenho satisfatório na leitura de informações presentes na superfície textual, o que corresponde a um nível de letramento básico e intermediário, mas têm dificuldades de estabelecer uma relação de sentido entre o texto e o contexto amplo, acionando conhecimentos acumulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Português no Ensino Médio e formação do professor. 3.ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
_______. Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
DI NUCCI, Eliane Porto. Letramento: algumas práticas de leitura do jovem do Ensino Médio. Psicologia Escolar e Educacional, v. 6 n. 1, p. 31-38, 2002.
DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. 5.ed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
KLEIMAN, B. Angela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32 n.53, p. 1-25, 2007.
_______. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Leitura, produção de textos e a escola: reflexões sobre o processo de letramento. 1. ed. – Campinas: Mercado de Letras, 1994.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Educação e letramento. São Paulo: UNESP, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed.- Belo Horizonte: Autentica Editora, 2012.
SOUZA, Ana Lúcia; CORTI, Ana Paula; MENDONÇA, Márcia. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
TAVARES, Valéria Maria Cavalcanti. As novas exigências do letramento e a construção de um ambiente propício ao ensino da leitura. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

TORRES, F. F.; MOURA, L. S. LETRAMENTO NO ENSINO MÉDIO: RESULTADO DE TESTES COM ALUNOS DO 3º ANO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 67–78, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1880. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)