Anonimato e apagamento enunciativo na rede social X

pontos de vista sobre PL contra aborto legal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.13867

Palavras-chave:

linguística textual, apagamento enunciativo, interação digital, ponto de vista

Resumo

Este estudo pretende explorar alguns aspectos enunciativos e verbo-icônicos presentes em tentativas de apagar-se enunciativamente em postagens e comentários na rede social X em discussões sobre o Projeto de Lei (PL) do Deputado Sóstenes Cavalcante contra o aborto legal no Brasil. A pesquisa propõe, desse modo, discutir usos argumentativos e discursivos de algumas formas de apagamento enunciativo, especialmente no que diz respeito ao gerenciamento de pontos de vista nesse ambiente. Problematizamos o papel do anonimato como uma ferramenta discursiva e seu impacto na dinâmica de interação nos espaços digitais. O estudo está amparado teoricamente nos trabalhos de Rabatel (2017), Adam (2020), Adam e Gilles Lugrin (2006/2007), Marques (2022), Cavalcante et al. (2022), entre outros autores que discutem formas de apagamento enunciativo em diversas situações sociodiscursivas ou ligadas aos estudos do texto. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem descritiva e interpretativa, utilizando capturas de tela de postagens realizadas no perfil do então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e comentários relacionados a essa postagem. Os resultados das análises mostram um uso particular do anonimato, empregado como uma ferramenta de ataque e como marca de posição ideológica nessa rede social.

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Biografia do Autor

Evandro de Melo Catelão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR)

Professor do Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Curitiba, onde também atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Possui dois pós-doutorados: um em Linguística Textual pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e outro nas áreas de Análise do Discurso, Produção de Texto e Tradução com o uso de Inteligência Artificial Generativa e Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), realizado na Università di Torino, Itália. É membro do Grupo de Pesquisa PROTEXTO. Suas pesquisas e publicações concentram-se na intersecção entre análise textual e discursiva, abordando os seguintes eixos: Argumentação construção argumentativa em diferentes gêneros, com base na retórica clássica, nova retórica e teorias discursivas da argumentação; Teorias enunciativas análise do ponto de vista, da responsabilidade enunciativa e das relações locutor/enunciador na construção de sentidos; Gêneros discursivos descrição e funcionamento de gêneros pré-digitais e digitais nativos, com foco em estratégias retórico-enunciativas e tecnotextuais em diversas esferas sociais; Discurso digital estudo da discursividade em ambientes digitais (redes sociais, comentários online, plataformas de checagem etc.), com ênfase em ethos, estereótipos, polêmica e circulação de sentidos; Leitura e produção de texto no ensino abordagens textuais e discursivas voltadas à formação leitora e escritora, especialmente na educação básica e no uso de tecnologias educacionais; Inteligência Artificial e linguagem análise da interação entre humanos e modelos de linguagem (LLMs) na produção textual e na construção de sentidos, com base em referenciais discursivos.. É membro do GTLTAC (Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação), vinculado à ANPOLL.

Isabel Muniz-Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE-UFAL). Possui duplo doutorado em Linguística, sob sistema de cotutela realizado pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC) e pela Universidade Nova de Lisboa (NOVA/FCSH). É Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (PPGLIN/UFC), com dissertação sobre interação escrita em contexto de uso da Aprendizagem Cooperativa. Possui Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro (Fa7), com monografia voltada para a inserção do audiolivro na sala de aula. É membro dos grupos de pesquisa Getel (UFAL) e Protexto (Unilab). Foi professora efetiva de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE) e professora temporária de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Atuou como pesquisadora e elaboradora de material didático para a educação básica no Centro de Excelência em Políticas Educacionais (Cenpe/FCPF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também como Analista de Qualidade Pedagógica Sênior em projeto de pesquisa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (NEES/IC/UFAL). Pesquisa na área de Linguística Textual. Temas de interesse: Texto, Interação Digital e Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

CATELÃO, E. de M.; MUNIZ-LIMA, I. Anonimato e apagamento enunciativo na rede social X: pontos de vista sobre PL contra aborto legal. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 91–110, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i2.13867. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13867. Acesso em: 20 set. 2025.
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