OS GÊNEROS TEXTUAIS, O CONCEITO E A PRÁTICA DE REESCRITA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Jane Cristina Beltramini Berto PG-UEM/ SEED-PR
  • Renilson José Menegassi UEM

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

O presente trabalho busca discutir como os documentos curriculares oficiais brasileiros orientam o ensino de língua materna, sobretudo a prática de escrita e reescrita com ênfase nos gêneros discursivos/textuais. Os pressupostos teóricos foram baseados nas ideias de Bakhtin e do Círculo (2003; 2004) acerca da
teoria dos Gêneros Discursivos, presentes nos PCN (BRASIL, 1999), assim como em alguns referenciais curriculares estaduais da Região Sul. Para a análise, propomos os seguintes critérios: a) prescrições dos documentos curriculares vigentes, orientadores para o ensino de Língua Portuguesa, sobre o tema; b) análise e caracterização das práticas de escrita difundidas nosreferenciaisrelativos ao conceito de reescrita textual e as variações terminológicas e conceituais. Os resultados mostram divergências entre o referencial teórico e as práticas propostas, a falta de homogeneização conceitual com a reescrita e a difusão de sentidos diversos a uma etapa necessária na produção de gêneros em situação de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BAKHTIN, M. (Volochinov).Marxismo e Filosofia daLinguagem. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
___________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
___________. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de línguas: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, Roxane (org). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado das Letras, 2000, p.20-24.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRONCKART.J.P.Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Organização Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio; tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio (et. al.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY,B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p.95-128.
GERALDI, J.W.(org). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste,1984.
____________. O ensino e as diferentes instâncias do uso da linguagem. Em aberto. Brasília: INEP. 1994,
p 3-12.
____________. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do Circulo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.
PARANA, SECRETARIADE ESTADODAEDUCAÇÃO. CurrículoBásico para a escola pública do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial, 1990.
PARANA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_port.pdf>. Acesso em 10 mai.2012.
RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIADA EDUCAÇÂO. Referencial Curricular para as Escolas
Públicas. Lições do Rio Grande. Vol.2. 2009. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.
br/storage/materiais/0000011650.pdf>.Acesso11 jun. 2012.
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Disciplinas Curriculares. Portal da Educação. Disponível em <http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular?start=1>. Acesso em 15 mai.2012.

Downloads

Publicado

2019-09-14

Como Citar

BERTO, J. C. B.; MENEGASSI, R. J. OS GÊNEROS TEXTUAIS, O CONCEITO E A PRÁTICA DE REESCRITA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 59–72, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1825. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos