O USO DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS EM TEXTOS DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS
Mots-clés :
Expressões referenciais, Coerência Textual, Prática de TextoRésumé
O presente trabalho tem como objetivo analisar como as expressões referenciais que proporcionam a quebra da continuidade textual contribuem para a constituição da coerência/coesão em textos dissertativo-argumentativos de estudantes pré-universitários. A base teórica que sustentará nossa análise será a desenvolvida por Custódio Filho (2006) sobre as (in)adequações referenciais em textos de estudantes aprendizes, assim como a visão de Cavalcante (2011) e Garantizado Júnior (2011) sobre o fenômeno da coerência/coesão. Metodologicamente, nossa pesquisa é documental, uma vez que utilizaremos textos produzidos por estudantes pré-universitários em situação de prova simulada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados apontam que os processos referenciais, como defende Garantizado Júnior (2011), são fundamentais para a constituição da coerência textual e, também que, teoricamente, algumas inadequações cometidas pelos estudantes podem ser explicadas à luz dos estudos referenciais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés José Olavo da Silva Garantizado Júnior 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).