O DISCURSO DA SAUDABILIDADE NA PUBLICIDADE DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA MARCA DEL VALLE “O SEGREDO É CARINHO”

Autores

  • Virgínia Albuquerque Patrocínio Alves ESPM
  • Marcia Perencin Tondato ESPM

Palavras-chave:

Comunicação e consumo, Discurso, Publicidade, Saudabilidade, Alimentos industrializados

Resumo

De encontro à crescente industrialização de alimentos no começo do século XXI, surgiu um movimento discursivo contrário ao argumento da facilitação das tarefas domésticas: o de alimentos saudáveis. Com isso, a publicidade de alimentos industrializados readequou seu discurso comunicativo, explorando o discurso da saudabilidade como forma de mantê-los nas relações de consumo. Diante disso, refletimos sobre esse processo de subjetivação para compreender de que forma o discurso publicitário utiliza-se de uma estratégia de retorno à natureza e aproximação familiar para ressignificar o consumo de alimentos industrializados. Para isso, analisamos a campanha publicitária da marca Del Valle “O segredo é carinho”, que se apropria do discurso identitário que envolve o estereótipo de mãe como provedora de afeto para os filhos, destacando associações com a relação mãe e filhos, aliado ao discurso da saudabilidade, numa relação direta com o processo produtivo de seus produtos. Para melhor caracterizar os estereótipos utilizados, serão também analisados blogs com conteúdos voltados para o perfil identitário de mães, como “Macetes de mãe”, “Mil dicas de mãe” e “De mãe para mamãe”. Conduziremos nossos olhares a partir das imbricações conceituais de sociedade, cultura, mídia e consumo com base em Garcia Canclini, Slater e Baccega. Os conceitos sobre identidade, sistemas de significação e representação cultural postulados por Stuart Hall e Manuel Castells também permeiam a análise proposta, possibilitando, enfim, uma reflexão consistente sobre as teias de sentido que engendram o campo midiático e, especificamente, a publicidade de produtos industrializados, no atual cenário de ênfase em uma alimentação saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, LuizC. Teoria da Cultura de Massa. 3ª ed.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
BOSI, E. (1992). Entre a opinião e o estereótipo. Novos Estudos CEBRAP, 32, 111-118. Disponível em: http://novosestudos.org.br/v1/files/uploads/contents/66/20080625_entre_a_opiniao_e_o_estereotipo.pdf. Acesso em 11-12-2015.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção – crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2006.
GARCIA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: Europa 1789-1848. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
LIPPMANN, Walter. Estereótipos. In: STEINBERG, Charles S. (org.). Meios de comunicação de massa. Trad. Otávio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1972.
MÉDOLA, Ana Sílvia Lopes Davi e REDONDO, Léo Vitor Alves. Interatividade e persuasividade na produção da ficção televisiva brasileira no mercado digital. Matrizes, Ano 3, nº 1 ago./dez., 2009.
MOTA-RIBEIRO, Silvana. Retratos de mulher: construções sociais e representações visuais no feminino. Porto: Campo das Letras, 2005.
PELLERANO, Joana A. Embalados e prontos para comer: relações de consumo e incorporação de alimentos industrializados. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em ciências sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo-SP.
QUESSADA, Dominique. O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura, 2003.
SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

ALVES, V. A. P.; TONDATO, M. P. O DISCURSO DA SAUDABILIDADE NA PUBLICIDADE DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA MARCA DEL VALLE “O SEGREDO É CARINHO”. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 69–80, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1684. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos