Emojis como nova estratégia de captação no discurso publicitário
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4022Palavras-chave:
Semiolinguística, Publicidade, EmojisResumo
Hoje, a cada instante, somos surpreendidos com os avanços na área de comunicação que, consequentemente, afetam a linguagem. A publicidade é o meio de comunicação em massa que se reinventa e busca comunicar de maneira cada vez mais eficaz e sedutora, renovando- se, constantemente, ao adotar novas estratégias. Presentes em nossas conversas diárias em redes sociais e em aplicativos de conversa instantânea, os emojis captam os consumidores, justamente por serem para a publicidade uma forma criativa e divertida de apresentar um produto ou uma marca. Tendo isso em mente, o presente trabalho tem por objetivo investigar a função dos emojis e os imaginários sociodiscursivos evocados em duas peças publicitárias, veiculadas entre os anos de 2015 e 2018, sob à luz da teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, desenvolvida por Patrick Charaudeau. Para tal análise, serão consideradas as noções de sujeitos do ato de linguagem, o processo de semiotização do mundo, o contrato de comunicação, bem como a noção de imaginários sociodiscursivos. A análise preliminar vem demonstrando que, ao serem utilizados, a partir de imaginários que o interlocutor tem do social, os emojis configuram uma estratégia de captação. Por fim, com este trabalho, esperamos contribuir com as pesquisas no campo da comunicação humana e das ciências da linguagem.
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