O combate à desinformação e a garantia do direito à liberdade de expressão

Entrevista com a Helena Martins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9380

Palavras-chave:

Desinformação, Liberdade de expressão, Discurso de ódio, Democracia, Brasil

Resumo

Nos últimos anos, o debate público sobre a necessidade de combater a desinformação e a importância de garantir a liberdade de expressão se tornou um campo de disputa de diferentes narrativas. Aborda-se o problema numa perspectiva antagônica e excludente: ou se combate a desinformação ou garante-se o direito à liberdade de expressão. Afinal, há direito à liberdade de expressão sem direito à informação confiável? Esse é o foco da discussão proposta pela pesquisadora Helena Martins nesta entrevista concedida à Linguagem em Foco. Martins é docente na Universidade Federal do Ceará e estuda a imbricada relação entre política, tecnologia e o mercado da comunicação. A entrevista foi conduzida pelo professor Rafael Rodrigues e pelo doutorando Paulo Jefferson Barreto. São oito perguntas, abordando o cenário da desinformação no Brasil poucos dias após as eleições presidenciais de 2022; o papel e as respostas das grandes empresas de mídias digitais diante da problemática; o avanço dos discursos de ódio; a atual crise de confiança que afeta as instituições democráticas e o futuro do ecossistema da comunicação num contexto de recrudescimento da desinformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Martins do Rêgo Barreto , Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/UFC).

Paulo Jefferson Pereira Barreto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Jornalista, Mestre e estudante de Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. 

Rafael Rodrigues da Costa , Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte (Curso de Jornalismo) da Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. 

Referências

BOLAÑO, C. Indústria Cultural, Informação e Capitalismo. São Paulo: Ed. Hucitec, 2000.

DEMOCRACY REPORT 2022. Autocratization Changing Nature? V-Dem Institute at the University of Gothenburg. Disponível em: https://v-dem.net/media/publications/dr_2022.pdf. Acesso em: 07 nov. 2022.

HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Trad. Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. 398p.

SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge: Polity Press, 2017. 171p.

UNITED NATIONS. Joint Declaration on ‘Fake News’, Disinformation and Propaganda. 2017. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=21287&LangID=E . Acesso em: 07 nov. 2022.

UNITED NATIONS. Joint Declaration on Freedom of Expression and Elections in the Digital Age. 2020. Disponível em: https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Issues/Opinion/JointDeclarationDigitalAge_30April2020_EN.pdf. Acesso em: 07 nov. 2022.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo da vigilância: a disputa por um futuro humano na nova fronteira do poder. trad. Luis Filipe Silva, Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d'Água, 2020. 694p.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

BARRETO , H. M. do R.; BARRETO, P. J. P.; COSTA , R. R. da. O combate à desinformação e a garantia do direito à liberdade de expressão: Entrevista com a Helena Martins. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 181–196, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-9380. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9380. Acesso em: 26 abr. 2024.