LEVANTAMENTO DE PALAVRAS-CHAVE DA SEÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL DO TOEFL: O USO DE CORPORA NA ÁREA DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS

Autores

  • Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana UNESP – Ibilce
  • Luciano Franco da Silva UNESP – Ibilce
  • Mileni Bertholini Ferreira UNESP – Ibilce

Palavras-chave:

Corpora, Compreensão Oral, IFA, Testagem, TOEFL

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar um pequeno corpus compilado a partir da seção de compreensão oral do TOEFL - Test of English as a Foreign Language, e, posteriormente, comparar a frequência e chavicidade das palavras com o corpus MICASE – Michigan Corpus of Academic Spoken English, e o BASE – British Academic Spoken English. Dessa maneira, o artigo visou elencar uma lista das palavras-chave que poderão servir de base para criação de material didático preparatório para o teste. O estudo tem como referencial teórico as discussões sobre inglês para fins acadêmicos – IFA (ROBINSON, 1991; JORDAN, 1997 e GOH, 2012); testagem (MCNAMARA, 2009, 2000; FULCHER, 1999 e DOUGLAS, 2005, 2000) e uso de corpora no ensino de língua estrangeira – LE (FLOWERDEW, 2001; MCENERY; XIAO, 2011). Os resultados indicam uma lista de palavras relativamente mais frequentes em palestras acadêmicas da área de Ciências Biológicas, desta forma, as mesmas servem de possíveis recursos para o ensino de IFA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-09

Como Citar

ULIANA, J. L. de A. E.; SILVA, L. F. da; FERREIRA, M. B. LEVANTAMENTO DE PALAVRAS-CHAVE DA SEÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL DO TOEFL: O USO DE CORPORA NA ÁREA DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 105, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/152. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos