LETRAMENTOS EM QUESTÃO: UM RESGATE HISTÓRICO

Autores

  • Selma Silva Bezerra, IFA

Palavras-chave:

Letramentos, Multiletramentos, Agente de letramento

Resumo

Este artigo pretende fazer uma breve descrição das teorias que englobam os estudos dos letramentos e discorrerá sobre as questões iniciais de Heath (1983) e Street (1984) até os estudos mais atuais. Para tanto, o dividiremos em três décadas, 80, 90 e 2000. Na década de 80, os estudos voltam-se para a análise dos usos da escrita e da leitura na vida das pessoas (HAMILTON, BARTON, 2000). É, em torno da década de 90, que os pesquisadores percebem que o tema já não pode mais ser utilizado no singular e debruçam-se sob as diversas formas de se construir e interpretar a linguagem, por meio das variadas formas de comunicação. Já os estudos dos anos 2000 ampliam as concepções anteriores e buscam a análise das múltiplas formas de se analisar as diversas linguagens (LANKSHEAR E KNOBEL, 2007) e (JANKS, 2010). Para a efetivação desse trabalho em sala de aula, advoga-se a necessidade de ação de um agente de letramento (KLEIMAN, 2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTON, David. Researching literacy practices: learning from activities with teachers and students. In: Situated Literacies: Reading and Writing in Context. Edited by BARTON, David; HAMILTON; Mary; IVANIC, Roz. Routledge, Londres, 2000, pp. 166-177.
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: Situated Literacies : Reading and Writing in Context. Edited by BARTON, David; HAMILTON; Mary; IVANIC, Roz . Routledge, Londres, 2000, pp. 7-15.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al (THE NEW LONDON GROUP). Pedagogy of multiliteracies: designing the social futures. In: Harvard Educational Review, v. 66, n. 1 Spring, 1996, p. 60-92.
CUNHA, Rosana. O jornal escolar sob a ótica do ensino de gênero e da formação continuada do professor. 2010, p. 141-161.
HEATH, S. B. What no bedtime story means: narrative skills at home and school. In: Language and society, II. 1982, p. 49-76.
HEATH, S. B. Ways with words: language, life, and work in communities and classrooms. New York, Cambridge University Press,1983.
JANKS, Hilary. Literacy and power. Nova York: Routledge, 2010.
JANKS, Hilary. The importance of critical literacy. In: English Teaching: practice and critique, May, 2012, Volume 11, número 1, p.150-163.
JANKS, Hilary. Critical literacy in teaching and researching. In: Education Inquiry: vol 04, n°2, Junho de 2013, pp. 225-242.
JANKS, Hilary. Panorama sobre letramento crítico. In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize. Orgs. Práticas de Multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas-SP: Pontes editores, 2016, p. 21-39.
KLEIMAN, Angela B.. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de letras, 1995, pp. 15-61.
KLEIMAN, Angela B. Processos identitários na formação profissional : o professor como agente de letramento. In: CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise org. Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, 2006, pp. 75-91.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Sampling the “new” in the new literacies. In: A New Literacy Sampler (new literacies and digital epistemologies). ANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele (Editors). New York, Peter Lang, 2007, pp. 1-24.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane ; MOURA, Eduardo (org). Multiletramentos na escola. São Paulo:Parábola Editorial, 2012, pp. 11-34.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge, Cambridge University Press, 1984.
TERZI, Sylvia Bueno. A oralidade e a construção da leitura por crianças de meios iletrados. In: KLEIMAN, Angela B. org. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercados de Letras. Campinas-SP, pp. 91-117.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

BEZERRA, S. S. LETRAMENTOS EM QUESTÃO: UM RESGATE HISTÓRICO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 131–140, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1545. Acesso em: 24 abr. 2024.