SUPER-HERÓIS, SERES INVISÍVEIS E SACERDOTES: A CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO POLICIAL
Palavras-chave:
Conceito metafórico, Análise sistemática de metáforas, Trabalho policialResumo
Esta pesquisa supõe as metáforas como um fenômeno de pensamento, de língua(gem) e de ação, que se realiza como processos mentais, socialmente mediados, e discursivamente realizados. Toma-se como referencial teórico a linguística cognitiva e a noção de metáfora como a compreensão e a experiência de um fenômeno em termos de outro (Lakoff & Johnson, 1980, Lakoff, 1987). Explora-se essa perspectiva teórica para investigar como uma subcategoria cultural – os policiais – conceptualiza o seu trabalho, isto é, busca-se identificar, reconstruir e problematizar os conceitos metafóricos que esses sujeitos atualizam para a compreensão de sua prática profissional. Para tanto, toma-se como guia metodológico a Análise Sistemática de Metáforas (Schmitt, 2016, 2017) e inspira-se no protocolo de pesquisa utilizado por Guerrero e Villamil (2000, 2002). Participaram da pesquisa 20 policiais militares do Estado de Pernambuco. Os conceitos metafóricos mais salientes, que emergiram após análises, foram: policial é super-herói; policial é um ser invisível; e policial é sacerdote. Esses conceitos são metáforas concorrentes e têm diferentes implicações cognitivas para a compreensão do trabalho policial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Adriano Dias de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).