Internacionalização na Unioeste

Uma análise da proficiência em Língua Inglesa da universidade

Autores

  • Andressa Caroline Flamia Boveto Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE https://orcid.org/0000-0001-6533-0391
  • Larissa Giordani Schmitt Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8366

Palavras-chave:

Internacionalização, Língua inglesa, proficiência em línguas, Unioeste

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a análise do nível de proficiência em Língua Inglesa da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a partir dos resultados nos exames TOEFL ITP, aplicados entre 2013 e 2018, período em que o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) realizou esse tipo de atividade. Objetiva-se examinar de que modo docentes, discentes e funcionários da universidade compreendem a considerada língua franca da atualidade, que, também, assume papel fundamental na internacionalização do ensino superior. Esse processo tem sido fortalecido por iniciativas governamentais, como, por exemplo, a implementação de programas de ensino de línguas em todo país, visando a capacitar as instituições de ensino superior para situações internacionais. A Unioeste, frente a essa realidade, tem buscado intensificar seu processo de internacionalização e necessita, entre as mais variadas ações, que se verifique a proficiência em línguas. Para tanto, foram quantificados e interpretados os resultados no teste já mencionado, fornecido pelo IsF à sua coordenação geral do Núcleo de Línguas (NucLi), da Unioeste, na forma de relatórios que indicam o desempenho da instituição. Desse modo, a pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa. O estudo, por fim, tem como aporte teórico as contribuições feitas por autores como Crystal (2003), Jenkins (2014), British Council (2018), Abreu-e-Lima et al. (2016), entre outros. A partir dos resultados, nota-se um longo caminho quanto à proficiência em inglês na universidade, que apresenta, em sua maioria, pontuações de nível B1 e A2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU-E-LIMA et al. O programa inglês sem fronteiras e a política de incentivo à internacionalização do ensino superior brasileiro. In: SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; MORAES FILHO, Waldenor Barros. Do inglês sem fronteiras ao Idiomas Sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: UFMG, 2016. p. 19-47.

ANDIFES. Resolução do conselho pleno da ANDIFES nº 1/2019. Cria estrutura da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), a da rede nacional de especialistas em língua estrangeira – Idiomas sem fronteiras, denominada Rede ANDIFES IsF. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/05/Resolucao-Conselho-Pleno-01_2019.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.

BESSA, Eliana. Dados do TOEFL ITP p/ trabalho de conclusão de curso de uma bolsista IsF/Inglês – Unioeste. [mensagem pessoal] Mensagem recebida em: 16 jun. 2018.

BRASIL, Secretaria de Educação Superior. Idiomas sem fronteiras: relatório de gestão do Programa Idiomas sem Fronteiras Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2014.

BRITISH COUNCIL. Universidades para o mundo: desafios e oportunidades para a internacionalização. São Paulo, SP: British Council, 2018.

CAMBRIDGE. Common european framework of reference for languages: learning, teaching, assessment. Cambridge, CA: Cabridge University Press, 2001.

CRYSTAL, David. English as a Global Language. New York: Cambridge University Press, 2003.

DOWLE, Martin. Internacionalizar em busca da excelência. In: BRITISH COUNCIL. Universidades para o mundo: desafios e oportunidades para a internacionalização. São Paulo, SP: British Council, 2018. p. 6-7.

ETS. TOEFL ITP assessment series: practice tests. Princeton, NJ: Educational Testing Service, 2010.

FINARDI, Kyria Rebeca; PORCINO, Maria Carolina. O papel do inglês na formação e na internacionalização da educação no Brasil. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 14, n. 1, p. 109-134, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1391/1227. Acesso em: 19 maio 2022.

JENKINS, Jennifer. English as a lingua franca in the international university: the politics of academic English language policy. Abingdon, UK: Routledge, 2014.

MASTERTEST. Pdf de treinamento. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida em: 10 nov. 2017.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola, 2014.

PARANÁ. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Edital nº 010/2018 – Unioeste. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/arquivos/proex/servicos/semfronteiras/numape/Edital010.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.

RIOS, Eliane Segati. O Paraná Fala Idiomas: um programa estratégico da superintendência geral da ciência, tecnologia e ensino superior. In: RIOS, Eliane Segati; NOVELLI, Josemayre; CALVO, Luciana Cabrini Simões (Org.). Paraná Fala Idiomas – Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de estado. Campinas, SP: Pontes, 2021.

SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; MORAES FILHO, Waldenor Barros (Org.). Apresentação. In: SARMENTO; ABREU-E-LIMA; MORAES FILHO. Do inglês sem fronteiras ao Idiomas Sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: UFMG, 2016. p. 11-19.

STALLIVIERI, Luciane. Understanding of the internationalization of higher education. Revista de Educação do Cogeime, Belo Horizonte, n. 50. p. 27-47, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/699. Acesso em: 19 maio 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Edital nº 045/2021. Edital para seleção de candidatos para mobilidade virtual internacional "jumelage" com a Université du Québec à Montréal. Jacarezinho, PR: UENP, 2021. Disponível em: https://www2.uepg.br/eri/wp-content/uploads/sites/52/2021/05/SELECAO-DE-CANDIDATOS-PARA-MOBILIDADE-VIRTUAL-COM-A-UNIVERSITE-DU-QUEBEC-A-MONTREAL.docx-1.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. 11 alunos da Unioeste são selecionados para mobilidade virtual com o Canadá. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/utilidades/prestacao-de-contas/833-proex/o-parana-fala-ingles/53682-noticias-parana-fala-ingles. Acesso em: 19 maio 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Unioeste conquista posição 301+ em ranking mundial. Cascavel, PR: [s.n.], 2019. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/central-de-noticias/33-anteriores-central-de-noticias/47192-unioeste-conquista-posicao-301-em-ranking-mundial. Acesso em: 19 maio 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação ARI. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/ari/inicio. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: Programa de línguas (PROL). Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/prol-programa-de-linguas. Acesso em: 19 maio 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Idiomas sem fronteiras. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/ari/isf-idiomas-sem-fronteiras. Acesso em: 19 mai. 2022.

VESTIBULAR UNIOESTE. Vídeo Institucional sobre a Unioeste (Português). 2017. (2m28s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y99pcFuSAs4. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. A Unioeste. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/inicio/sobre/a-unioeste. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: Paraná fala espanhol. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/parana-fala-idiomas/parana-fala-espanhol/885-proex/parana-fala-espanhol. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: Paraná fala francês. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/parana-fala-idiomas/parana-fala-frances#:~:text=O%20Paran%C3%A1%20Fala%20Franc%C3%AAs%20ou,universidades%20estaduais%20com%20a%20SETI. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Apresentação: PROLÍNGUAS. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/prolinguas-programa-de-ensino-de-linguas/854-proex/centro-de-idiomas/prolinguas/58375-programacao-geral. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Conheça o CELTO. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/celto-centro-de-ensino-de-linguas-too/conheca-o-celto. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Conheça o programa Paraná fala inglês. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/parana-fala-ingles/apresentacao. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Mobilidade discente. Cascavel, PR: [s.n.], 2020. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/ari/mobilidade/mobilidade-discente. Acesso em: 05 ago. 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ. Programa de Ensino de Línguas. Cascavel, PR: [s.n.], 2021. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/pel-programa-de-ensino-de-linguas/386-proex/programas-institucionais/pel/55879-historico. Acesso em: 05 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

BOVETO, A. C. F.; SCHMITT, L. G. Internacionalização na Unioeste: Uma análise da proficiência em Língua Inglesa da universidade. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 137–157, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8366. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8366. Acesso em: 25 abr. 2024.