Ocorrência de rasuras orais e atividades metalinguísticas em processos de escritura a dois

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-6760

Palavras-chave:

Rasuras orais, Atividade metalinguística, Manuscrito escolar, Escrita colaborativa

Resumo

Considerando que os recentes estudos na área da aprendizagem da língua escrita indicam a importância da compreensão metalinguística no desenvolvimento das competências em leitura e em escrita, associado às práticas de ensino e aprendizagem da língua materna efetuadas na escola, este estudo tem por objetivo analisar as ocorrências de rasuras orais e atividades metalinguísticas efetivadas por alunos recém-alfabetizados durante tarefas de produção textual em colaboração. Vinculados aos estudos da Genética Textual, a partir de uma abordagem linguístico-enunciativa, considerou-se como unidade de análise o diálogo entre uma dupla de alunas recém-alfabetizadas ao escreverem um mesmo texto. Para isso, o percurso metodológico teve por base os registros audiovisuais da díade em processo de escritura, bem como o manuscrito escolar resultante dessa construção, preservando toda a ambientação da sala de aula. As produções de rasuras orais associadas às atividades metalinguísticas realizadas pelas crianças apontam, além dos conhecimentos já firmados pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem, como resultados iniciais, os conhecimentos que estão sendo solidificados nesse processo de ensino de língua materna.

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Biografia do Autor

Karolynne Kaya Maria Amorim Moura, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Membro do Laboratório de Manuscrito Escolar (LAME).

Eduardo Calil, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1995). Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, Brasil. Fundador/Coordenador do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME). 

Kariny Louizy Amorim da Rocha Vanderlei , Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Professora Assistente do Curso de Pedagogia da UFAL - campus Arapiraca. Membro do Laboratório de Manuscrito Escolar (LAME).

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Publicado

2023-04-07

Como Citar

MOURA, K. K. M. A.; CALIL, E.; VANDERLEI , K. L. A. da R. Ocorrência de rasuras orais e atividades metalinguísticas em processos de escritura a dois. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 75–91, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-6760. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/6760. Acesso em: 2 maio. 2024.