LEVANTAMENTO DE PALAVRAS-CHAVE DA SEÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL DO TOEFL: O USO DE CORPORA NA ÁREA DE INGLÊS PARA FINS ACADÊMICOS
Mots-clés :
Corpora, Compreensão Oral, IFA, Testagem, TOEFLRésumé
O presente artigo teve como objetivo analisar um pequeno corpus compilado a partir da seção de compreensão oral do TOEFL - Test of English as a Foreign Language, e, posteriormente, comparar a frequência e chavicidade das palavras com o corpus MICASE – Michigan Corpus of Academic Spoken English, e o BASE – British Academic Spoken English. Dessa maneira, o artigo visou elencar uma lista das palavras-chave que poderão servir de base para criação de material didático preparatório para o teste. O estudo tem como referencial teórico as discussões sobre inglês para fins acadêmicos – IFA (ROBINSON, 1991; JORDAN, 1997 e GOH, 2012); testagem (MCNAMARA, 2009, 2000; FULCHER, 1999 e DOUGLAS, 2005, 2000) e uso de corpora no ensino de língua estrangeira – LE (FLOWERDEW, 2001; MCENERY; XIAO, 2011). Os resultados indicam uma lista de palavras relativamente mais frequentes em palestras acadêmicas da área de Ciências Biológicas, desta forma, as mesmas servem de possíveis recursos para o ensino de IFA.
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(c) Tous droits réservés Jéssica Laira de Araujo Esgoti Uliana, Luciano Franco da Silva, Mileni Bertholini Ferreira 2018
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