Saef: avaliação e monitoramento da aprendizagem nas escolas municipais de Fortaleza, conhecer para intervir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023008

Palavras-chave:

Palavras-chave: Avaliação. Educação. Monitoramento. Ensino.

Resumo

 

Este artigo objetiva refletir sobre o Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF), desenvolvido para promover avaliação e monitoramento da aprendizagem nas escolas municipais de Fortaleza. Constituído pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, o SAEF complementa as políticas educacionais para melhoria da educação. Assim, buscamos refletir sobre o desempenho do SAEF e da realização da oficina “Conhecer para intervir” na promoção de avaliação e monitoramento da aprendizagem para a garantia de ações e práticas educativas mais eficientes. Realizamos uma pesquisa na abordagem qualitativa, com as contribuições de pesquisadores como Dantas, Gandin, Hofer; Holzberger; Libâneo, Vianna, Soares e Sousa, e a observação na prática, atrelado as entrevistas semiestruturada com professores e gestores. Assim concluímos que a avaliação institucional sozinha é ineficiente, mas se acompanhada de planejamento participativo pode favorecer a melhoria das condições e do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diana Dantas Bezerra Mendes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Serviço Social pela UECE, Mestranda em Ciências da Educação - World University Ecumenical. Professora da rede municipal de Fortaleza desde 2001, atuando como professora do Atendimento Educacional Especializado.

Alessandra de Oliveira Maciel, Universidade estadual do Ceará (UECE)

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como professora pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Ana Alice Coutinho de Araújo, World University Ecumenical

Mestranda em Ciência da educação, Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú, Especialista em Neuropsicopedagogia Faculdade do Maciço de Baturité, professora do município de Fortaleza.

Gláucia da Silva Pessoa Amâncio, Worl University Ecumenical

Mestranda em Ciência Da Educação, Especialista em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), supervisora escolar da rede municipal de Fortaleza desde 2006, atuando como coordenadora pedagógica.

Referências

BRASIL. Diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2019. Portaria nº 366, de 29 de abril de 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/legislacao/portaria_n366_29042019.pdf . Acesso em 12 jun. 2022.

BRASIL. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Portaria nº 458, de 5 de maio de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-458-de-5-de-maio-de-2020-255378342. Acesso em 20 jul. 2022.

BRASIL. Estabelece parâmetros e fixa diretrizes gerais para implementação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb, no âmbito da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Portaria nº 10, de 8 de janeiro de 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-10-de-8-de-janeiro-de-2021-298322305 . Acesso em 20 maio 2022.

CAED, Matriz curricular (2009). Disponível em: https://spaece.caedufjf.net/matrizes/ Acesso em 20 jun. 2022.

DANTAS. Marta Maria dos Santos. Sistema de Avaliação do Ensino Fundamental (SAEF) como política educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME) do município de Fortaleza. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza 2018. Disponível em:https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/36639/3/2018_dis_mmsdantas.pdf Acesso em 20 maio 2022.

Fortaleza, SME. Manual do sistema de avaliação do ensino fundamental. Fortaleza, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341879016_manual_do_sistema_de_avaliacao_do_ensino_fundamental_-_sme_fortaleza ; Acesso em 20 abr. 2022.

GANDIN, Danilo. Escola e Transformação Social. Petrópolis: Vozes, 6a ed, 2000.

HOFER, S.; HOLZBERGER, D.; REISS, K. Evaluating school inspection effectiveness: a systematic research synthesis on 30 years of international research. Studies in Educational Evaluation,v. 65, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2020.100864

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

SOARES, L.; SOUSA, M. Avaliação educacional ou política de resultados? Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 1-24, 2020. Disponível em: Doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2951 . Acesso em 20 abr. 2022.

SEDUC, História do Programa Aprendizagem na Idade Certa - Mais PAIC. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/mais-paic/#:~:text=Em%202015%2C%20o%20governador%20Camilo,ano%20nas%20escolas%20p%C3%BAblicas%20cearenses. Acesso em 11 jun. 2022.

VIANNA, H.M. Avaliação educacional: Teoria, planejamento, modelos. São Paulo/Brasa,1989.

Publicado

2023-12-09

Como Citar

MENDES, D. D. B.; MACIEL, A. de O.; ARAÚJO, A. A. C. de; AMÂNCIO, G. da S. P. Saef: avaliação e monitoramento da aprendizagem nas escolas municipais de Fortaleza, conhecer para intervir. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023008, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12074. Acesso em: 23 nov. 2024.