Formação inicial de professores: um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA): 2015-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023009

Palavras-chave:

Política Educacional, Formação Inicial de Professores, Licenciaturas

Resumo

A pesquisa examinou a implementação de políticas de formação nas licenciaturas de Ciências Humanas, Letras e Artes na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) de 2015 a 2020, destacando a importância de uma Política Institucional de Formação para uma sólida formação de professores. Utilizando uma abordagem qualitativa e documental exploratória, o estudo analisou o programa de Formação Inicial de Professores e as intercorrências na implementação da política educacional, com o objetivo de identificar um perfil formativo. Embora as mudanças pós-2015 tenham buscado melhorar a formação docente, impulsionadas pela Resolução CNE/CP nº 2/2015, a UFOP enfrentou desafios na implementação, como controvérsias em relação a regulamentações, como a Resolução CNE/CP nº 2/2019. Apesar das adaptações da universidade, a falta de uniformidade na implementação revela desafios na carga horária, abordagens pedagógicas e adoção de práticas, dificultando a identificação de um perfil formativo.

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Biografia do Autor

Esther Maria dos Santos Martins, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente – FOPROFI (UFOP).

Renato José Dias Pereira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto/MG (PPGE/UFOP). Mestre em Educação (PPGE/UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente - FOPROFI (UFOP).

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq; Editor da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores; Coordenador do Grupo FOPROFI- Formação e Profissão Docente CNPq/UFOP.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

MARTINS, E. M. dos S.; DIAS PEREIRA, R. J.; JARDILINO, J. R. L. Formação inicial de professores: um estudo documental sobre implementação de política de formação nas licenciaturas da área de ciências humanas, letras e artes (CHLA): 2015-2020. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023009, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023009. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12079. Acesso em: 9 maio. 2024.