Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8068Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Análise de Erro, Ensino de MatemáticaResumo
O erro, para uma grande maioria dos estudantes e professores, pode significar fracasso ou falta de conhecimento para a prática de uma determinada ação. Diante disso, este estudo traz como problemática as posturas que consideram o erro do aluno como falta de conhecimento. A Análise de Erro é exposta no decorrer deste manuscrito como uma proposta metodológica em potencial para o ensino de Matemática, apoiando-se nas etapas da Sequência Fedathi. Objetiva-se com este estudo relacionar de forma teórica os princípios desenvolvidos pelas teorias Análise de Erro e Sequência Fedathi. Esta investigação tomou como embasamento teórico, sobretudo, os manuscritos de Borges Neto (2013) sobre a Sequência Fedathi, como também a pesquisa de Cury (2015), acerca da Análise de Erro. Este estudo classifica-se como exploratório, cujo levantamento teórico sucedeu mediante uma explanação nas bases de dados e revistas científicas a fim de averiguar artigos, livros e quaisquer manuscritos que tivessem como umas de suas palavras-chaves os termos: “Sequência Fedathi”, “Ensino de Matemática” e/ou “Análise de Erro”. Diante da leitura e exploração dos artigos encontrados na pesquisa bibliográfica, tomou-se como fundamentação teórica para este manuscrito, principalmente, as obras de Cury (2015), Borges Neto (2013) e Souza (2013). Tomou-se como resultado a eficiência no estabelecimento de uma relação entre as teorias citadas anteriormente, considerando experiências evidenciadas nas produções estudadas e a clareza dos princípios teóricos. Portanto, destacam-se os benefícios de ter como ponto de partida para o ensino de matemática situações que promovam ao aluno uma análise de seus erros, a atuação do professor nessa mudança de perspectiva sobre o erro e a nova postura que deverá ser adotada pelo aluno enquanto pesquisador em sala de aula.
Downloads
Métricas
Referências
BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956. 262 p. (v. 1)
BORGES NETO. H, et al. Sequência Fedathi: Uma Proposta Pedagógica Para o Ensino de Matemática. Edições UFC. Fortaleza; 2013.
BORGES NETO. H, et al. Sequência Fedathi: fundamentos. CRV. Curitiba; 2018. p. 132.
CORDEIRO, C. C; FRIEDMAN, C. V. P. Análise e classificação de erros de questões de geometria plana da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas: alguns resultados. In: IX congresso nacional de educação – educere; III Encontro Sul Brasileiro de 70 Psicopedagogia, 2009, PUCPR. Anais... Paraná. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3044_1388.pdf>. Acesso em: 26 agosto 2020
CURY, H.N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
CURY, H. N; BISOGNIN, E; BISOGNIN. A análise de erros como metodologia de investigação, 2005. Disponível em: http://www.apm.pt/files/142359_CO_Cury_Bisognin_Bisognin_4a36c5d50a09a.pdf Acesso em: 26 junho 2020.
FERRAZ, A. P. C. M; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175p
MELO, V.N. Sequência Fedathi e Análise de Erros Aplicadas ao Ensino de Frações. Fortaleza. Universidade Federal do Ceará. 2017.
PEDROSA, V. N. M, et al. Sequência Fedathi e Análise de Erros contribuindo para o ensino de frações atrelado ao jogo Fraction Matcher. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo. 2016.
SANTOS, R.G. Sequência Fedathi na formação matemática do pedagogo: reflexões sobre o ensino de geometria básica e frações equivalentes com o uso do software GeoGebra. 2015. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
SILVA, P. H. B. Análise de Erros: o que podemos aprender com as respostas de ingressantes de um curso de matemática. Universidade Federal de Uberlândia. Faculdade de Matemática – FAMAT. Uberlândia – MG. 2019.
SOUZA, A. Sequência Fedathi: Apresentação e Caracterização. In: SOUSA, F.E. et al. Sequência Fedathi. Fortaleza: Edições UFC, 2013.