Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9637

Palavras-chave:

Sequência de ensino, Ciclo investigativo PPDAC, Estatística

Resumo

A estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo.  As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clarice da Silva Nascimento, Escola Municipal Nair D'Esquivel Jandiroba

Graduada em Física (Licenciatura) (2017) e Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Com experiência em estudos sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana no ensino básico. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mais especificamente no subprojeto de Física que teve por objetivo promover o aperfeiçoamento dos discentes do curso de licenciatura quanto ao desenvolvimento de diferentes metodologias pedagógicas no ensino de física e a construção de experimentos de baixo custo para os diversos conteúdos abordados no ensino médio. 

Luana Cerqueira de Almeida, Universidade Federal do Sul da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017). É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente Assistente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC); do Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM) e da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Atuou como membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia, SBEM-BA (2019-2022). Atua na área de formação de professores e educação estatística

Henrique Luis da Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo (USP-2019). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB?2013). Graduado em Engenharia Agronômica. Atuante em pesquisas, projetos e ensino integrando Saneamento Ambiental, desenvolvimento de métodos analíticos, contaminação de alimentos, água e sedimentos por agrotóxicos. Estuda a utilização de técnicas para tratamento e reuso de dejetos de suínos e recuperação de nutrientes (N, P e K), simultaneamente, biomarcadores bioquímicos, estresse oxidativo, toxicidade de inseticidas em abelhas africanizadas (A. mellfera) e nativas (Meliponas e Trigonas).Estuda e desenvolve novos materiais para técnicas de separação (grafeno e derivados, carvão ativado com resíduos da agroindústria, e outros). Possui também interesse em novas técnicas de preparo de amostras, cromatografia, espectrometria de massas para análise de amostras complexas como resíduos e contaminantes em alimentos e bebidas; fármacos em fluidos biológicos e no ambiente; pesticidas e outros contaminantes ambientais. Também atuou como professor em disciplinas de curso pré-vestibulares, universidades privadas e públicas, técnico ambiental em empresa privada e governamental, em projetos de extensão e pesquisa de tecnologias sociais para gestão da água, tratamento e reuso de dejetos de suínos, ministrando palestras e oficinas. 

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001), doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Pós-doutorado em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa (2017). Atualmente é professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos de ensino em matemática, processos de aprendizagem, educação estatística. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UESC e professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atua no curso de Licenciatura em Matemática da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e Coordenadora Geral da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE). Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2020 atua como orientadora do Programa de Residência Pedagógica subprojeto da Matemática.

Referências

ALVES, H. C.; SANTANA, E. R. dos S. Uma sequência de ensino para o trabalho com

conceitos estatísticos. Educação Matemática em Foco, Campina Grande, v. 8, n. 2, p.

-115, maio/ago. 2019. Disponível em: < http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/5589>. A3cesso em: 15

nov. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2018.

CAZORLA, I. M; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de estatística na Educação Básica. In. Do tratamento da informação ao letramento estatístico. CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. S. (org.). Itabuna, Via Litterarum, 2010.

SANTANA, E. R. S. Adição e subtração: o suporte didático influencia a

aprendizagem do estudante? Ilhéus, BA: Editus,2012 p. 235.

SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, I. M. O ciclo investigativo no ensino de conceitos

estatísticos. Revemop, Ouro Preto (MG), v. 2, p. 1-22, 2020. Disponível em:

https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/article/view/4251>.

Acesso em: 20 nov. 2022.

SANTANA, E. R. S.; LAUTERT, S. L.; CASTRO FILHO, J. A.; NUNES, C. B.; SANTOS, E. M. Northeast Mathematical Education Network: professional development and statistical teaching from a critical and equity perspective. Brazilian journal of Science teaching and Technology, Ponta Grossa, Special Edition, p. 33-55, Apr. 2022.

SANTOS, L. B.; SANTANA, E. R. dos S. Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2010, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4187

SILVA, A. C. S. da; COUTO, M. E. S. Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 65–80, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5112. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112. Acesso em: 20 nov. 2022.

UTSUMI, M. C.; CARZOLA, I. M.; KATAOKA, V. Y. Statistical training of pre-service teachers with application in school practical. American Review of Mathematics and Statistics, vol. 2, n° 1, Madson, p 55-66, 2014.

WILD, J. C.; PFFANKUCH, M. In: International Statistical Review (1999) 67, 3, 223-265, Printed in Mexico Statistical Thinking in Empirical Enquiry. Disponível em: http://iaseweb.org/documents/intstatreview/99.Wild.Pfannkuch.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2019.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

NASCIMENTO, C. da S.; ALMEIDA, L. C. de; SANTOS, H. L. da S.; RIBEIRO DOS SANTOS SANTANA, E. Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–14, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.9637. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9637. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência