Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8068

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Análise de Erro, Ensino de Matemática

Resumo

O erro, para uma grande maioria dos estudantes e professores, pode significar fracasso ou falta de conhecimento para a prática de uma determinada ação. Diante disso, este estudo traz como problemática as posturas que consideram o erro do aluno como falta de conhecimento. A Análise de Erro é exposta no decorrer deste manuscrito como uma proposta metodológica em potencial para o ensino de Matemática, apoiando-se nas etapas da Sequência Fedathi. Objetiva-se com este estudo relacionar de forma teórica os princípios desenvolvidos pelas teorias Análise de Erro e Sequência Fedathi. Esta investigação tomou como embasamento teórico, sobretudo, os manuscritos de Borges Neto (2013) sobre a Sequência Fedathi, como também a pesquisa de Cury (2015), acerca da Análise de Erro. Este estudo classifica-se como exploratório, cujo levantamento teórico sucedeu mediante uma explanação nas bases de dados e revistas científicas a fim de averiguar artigos, livros e quaisquer manuscritos que tivessem como umas de suas palavras-chaves os termos: “Sequência Fedathi”, “Ensino de Matemática” e/ou “Análise de Erro”. Diante da leitura e exploração dos artigos encontrados na pesquisa bibliográfica, tomou-se como fundamentação teórica para este manuscrito, principalmente, as obras de Cury (2015), Borges Neto (2013) e Souza (2013). Tomou-se como resultado a eficiência no estabelecimento de uma relação entre as teorias citadas anteriormente, considerando experiências evidenciadas nas produções estudadas e a clareza dos princípios teóricos. Portanto, destacam-se os benefícios de ter como ponto de partida para o ensino de matemática situações que promovam ao aluno uma análise de seus erros, a atuação do professor nessa mudança de perspectiva sobre o erro e a nova postura que deverá ser adotada pelo aluno enquanto pesquisador em sala de aula.

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Biografia do Autor

Francisco Mateus Azevedo Pinto, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Educação Matemática. Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, atuante no grupo de pesquisa de Educação Matemática.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC. Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE e Professor Pesquisador Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino - PÓLO RENOEN-UFC.

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

PINTO, F. M. A. .; MENEZES, D. B. Análise de Erro e Sequência Fedathi como proposta metodológica para o ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–16, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.8068. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8068. Acesso em: 25 abr. 2024.