O jogo Mancala no ensino de matemática para a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i32.12425Palavras-chave:
Mancala, Educação de Jovens e Adultos, Raciocínio Lógico, ContagemResumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência com o jogo de matriz africana Mancala, construído por dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsas ao Ensino (PIBID), os quais são estudantes do curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras. O objetivo da aplicação do jogo foi fortalecer um conjunto de estratégias e técnicas que visam desenvolver o raciocínio lógico, a contagem, a tomada de decisão, a cooperação e a interação entre os jogadores. Esse jogo foi escolhido porque também pode ser usado como recurso didático pedagógico para abordar temas como a africanidade, a cultura, a história e a matemática. O jogo foi implementado em uma escola pública da cidade de Cajazeiras localizada no auto sertão da Paraíba para uma turma de 10 alunos do Ciclo III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo dividida em três etapas, na qual, a primeira consistiu na construção do jogo, a segunda em explicar para os alunos as regras do jogo e a terceira foi a realização de uma competição entre os alunos utilizando o jogo. Inicialmente os participantes tiveram dificuldades em compreender as regras do jogo, porém, logo após jogarem a primeira rodada, eles conseguiram entendê-las. Esse jogo proporcionou uma experiência satisfatória, onde os alunos se empenharam a aprender. O jogo aplicado, proporcionou em sala de aula, discussões sobre a africanidade e principalmente conteúdos matemáticos, sendo fundamental para estimular a cooperação em grupo e facilitar a troca de conhecimento entre alunos e professores.
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