A UTILIZAÇÃO DO EXCEL COM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS PARA O TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES EM CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA

Autori

  • José Cirqueira Martins Júnior
  • Leandro Vieira dos Santos Universidade do Estado da Bahia – UNEB

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i12.23

Parole chiave:

Aprendizagem; Estatística; Excel; Atividades Exploratórias.

Abstract

Esse artigo aborda algumas contribuições de atividades exploratórias com conteúdos de Estatística num curso Técnico em Comércio de uma escola estadual de ensino profissionalizante. Os principais objetivos da pesquisa foram possibilitar a construção de tabelas, gráficos e conceitos de média, mediana, moda e desvio padrão a partir de situações presentes no cotidiano dos alunos com o auxílio do software Excel e avaliar se o Excel contribui para um melhor entendimento desses conteúdos de Estatística quando associados à aplicação de atividades exploratórias. A metodologia utilizada foi a qualitativa de caráter exploratório e os instrumentos para a coleta dos dados consistiram em registros das atividades exploratórias e os das planilhas do Excel gravadas no computador. Desse modo, o estudo apontou que as atividades exploratórias quando associadas ao Excel podem proporcionar uma compreensão mais significativa de alguns conteúdos de Estatística para os alunos, indicando ser uma alternativa didática para a formação de posturas críticas e reflexivas nas aulas de Matemática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Pubblicato

2018-06-01

Come citare

MARTINS JÚNIOR, J. C.; SANTOS, L. V. dos. A UTILIZAÇÃO DO EXCEL COM ATIVIDADES EXPLORATÓRIAS PARA O TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES EM CONTEÚDOS DE ESTATÍSTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 14–25, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i12.23. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/23. Acesso em: 23 nov. 2024.