Uma proposta de abordagem histórica da relação de Euler com arrimo da Realidade Aumentada

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DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13632

Parole chiave:

Relação de Euler, História da Matemática, Ensino Fundamental, Geometria, Realidade Aumentada

Abstract

A elaboração de propostas pedagógicas torna-se recorrente ao se considerar os desafios enfrentados no desenvolvimento da percepção espacial e no estabelecimento de relações geométricas no contexto escolar. Este trabalho relata uma experiência pedagógica realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, abordando a Relação de Euler por meio de uma perspectiva histórica e do uso da Realidade Aumentada. O objetivo é apresentar uma intervenção didática que articula a História da Matemática e tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Este estudo de caso, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, coletou dados por meio de observação participante, aplicação de questionários aos alunos e análise dos trabalhos produzidos. Os resultados indicam que a combinação de uma abordagem histórica com o suporte da Realidade Aumentada aumenta o interesse e o engajamento dos estudantes, além de favorecer a compreensão dos conteúdos matemáticos, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Observou-se maior envolvimento e compreensão por parte dos alunos ao relacionarem conceitos matemáticos, perspectiva histórica e elementos visuais interativos.

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Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especialização em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciado em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística). 

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2021). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (2010). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Ensino de Matemática e Física. Professor efetivo de Matemática da rede municipal (SME Fortaleza). É colaborador no curso de Licenciatura em Matemática da UAB/UFC. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo Tecendo Redes Cognitivas (G-Tercoa), vinculado à Universidade Federal do Ceará.

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Pubblicato

2025-06-30

Come citare

SANTIAGO, P. V. da S.; ARAÚJO, F. C. de. Uma proposta de abordagem histórica da relação de Euler com arrimo da Realidade Aumentada. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–21, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13632. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13632. Acesso em: 5 dic. 2025.