Uma proposta de abordagem histórica da relação de Euler com arrimo da Realidade Aumentada
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13632Palabras clave:
Relação de Euler, História da Matemática, Ensino Fundamental, Geometria, Realidade AumentadaResumen
A elaboração de propostas pedagógicas torna-se recorrente ao se considerar os desafios enfrentados no desenvolvimento da percepção espacial e no estabelecimento de relações geométricas no contexto escolar. Este trabalho relata uma experiência pedagógica realizada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, abordando a Relação de Euler por meio de uma perspectiva histórica e do uso da Realidade Aumentada. O objetivo é apresentar uma intervenção didática que articula a História da Matemática e tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos. Este estudo de caso, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, coletou dados por meio de observação participante, aplicação de questionários aos alunos e análise dos trabalhos produzidos. Os resultados indicam que a combinação de uma abordagem histórica com o suporte da Realidade Aumentada aumenta o interesse e o engajamento dos estudantes, além de favorecer a compreensão dos conteúdos matemáticos, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Observou-se maior envolvimento e compreensão por parte dos alunos ao relacionarem conceitos matemáticos, perspectiva histórica e elementos visuais interativos.
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