“Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11729Parole chiave:
Jogo educativo, Múltiplos, Divisores, Ensino de matemáticaAbstract
Este estudo traz a avaliação da eficácia do jogo educativo intitulado "Dominó dos Múltiplos" como ferramenta pedagógica no ensino do conceito de divisibilidade de números naturais para alunos do 6º ano. A metodologia englobou o desenvolvimento do jogo com base nas orientações de Way (2011) e sua implementação em uma escola pública estadual, seguida por observações em sala de aula e aplicação da análise textual discursiva, tal qual concebida por Moraes (2003), sobre as respostas dos alunos a uma avaliação escrita posterior. Os resultados revelaram que o jogo Dominó dos Múltiplos motivou os estudantes em sala de aula, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente. Por outro lado, constatou-se que alguns alunos enfrentaram dificuldades na diferenciação entre as ideias de múltiplos e divisores, bem como na compreensão do zero como múltiplo de todos os números naturais. A análise textual discursiva das respostas dos educandos indicou que a maioria deles compreendeu os conceitos abordados, apesar de confusões ocasionais. As percepções dos alunos sobre o jogo foram muito positivas, destacando a diversão proporcionada pela atividade e seu papel no processo de aprendizagem. Ao final, o jogo Dominó dos Múltiplos mostrou-se uma ferramenta eficaz no ensino de múltiplos e divisores, contribuindo para a pesquisa sobre jogos educativos no ensino de matemática e fornecendo diretrizes para futuras investigações e melhorias na abordagem pedagógica adotada.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BONOTTO, D. L.; SCHELLER, M.; BIEMBENGUT, M. S. Professores de Matemática em Ação: Ideias de Modelagem Matemática a partir do Tangram. Educação Matemática em Revista, v. 46, p. 82-91, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
MARCONDES, J. S. Jogos matemáticos como recurso didático: trabalhando a temática de números com alunos do 6º ano. 2023. 116 f. (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2023.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p.191-211, out. 2003. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lan
g=pt>. Acesso em: 16 abr. 2023.
SANTOS, T. E. dos; SILVA, E. F. S.; CORREIA, N. D. da S. Dominó: A matemática e a estratégia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 358–372, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5007. Acesso em: 14 out. 2023.
SMOLE, Katia Stocoo; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
WAY, J. Learning Mathematics Through Games: 3. Creating Your Own Games. NRICH, 2011. Disponível em: <https://nrich.maths.org/2493>. Acesso em: 10 mar. 2023.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Técnicas de pesquisa. Adaptação: Eleonora Milano Falcão Vieira, Marialice de Moraes. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Juliana Silveira Marcondes, Kariston Pereira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.