“Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano

Autori

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11729

Parole chiave:

Jogo educativo, Múltiplos, Divisores, Ensino de matemática

Abstract

Este estudo traz a avaliação da eficácia do jogo educativo intitulado "Dominó dos Múltiplos" como ferramenta pedagógica no ensino do conceito de divisibilidade de números naturais para alunos do 6º ano. A metodologia englobou o desenvolvimento do jogo com base nas orientações de Way (2011) e sua implementação em uma escola pública estadual, seguida por observações em sala de aula e aplicação da análise textual discursiva, tal qual concebida por Moraes (2003), sobre as respostas dos alunos a uma avaliação escrita posterior. Os resultados revelaram que o jogo Dominó dos Múltiplos motivou os estudantes em sala de aula, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente. Por outro lado, constatou-se que alguns alunos enfrentaram dificuldades na diferenciação entre as ideias de múltiplos e divisores, bem como na compreensão do zero como múltiplo de todos os números naturais. A análise textual discursiva das respostas dos educandos indicou que a maioria deles compreendeu os conceitos abordados, apesar de confusões ocasionais. As percepções dos alunos sobre o jogo foram muito positivas, destacando a diversão proporcionada pela atividade e seu papel no processo de aprendizagem. Ao final, o jogo Dominó dos Múltiplos mostrou-se uma ferramenta eficaz no ensino de múltiplos e divisores, contribuindo para a pesquisa sobre jogos educativos no ensino de matemática e fornecendo diretrizes para futuras investigações e melhorias na abordagem pedagógica adotada.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Juliana Silveira Marcondes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2019) e é mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina desde 2023. No período de 2021 a 2022, foi professora de Educação Financeira e Matemática Básica na rede pública de ensino em Santa Catarina. Atualmente, é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Colégio de Aplicação da UFRR. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. 

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Professor Associado da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Docente Permanente do PPGECMT – UDESC. Coordenador Geral do NexT (Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias) – UDESC. Áreas de Atuação: Ciência Cognitiva, Jogos e Produção do Conhecimento, Epistemologia, Lógica Matemática, Informática na Educação, Criatividade, Xadrez e Xadrez Computacional.

Riferimenti bibliografici

BONOTTO, D. L.; SCHELLER, M.; BIEMBENGUT, M. S. Professores de Matemática em Ação: Ideias de Modelagem Matemática a partir do Tangram. Educação Matemática em Revista, v. 46, p. 82-91, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

MARCONDES, J. S. Jogos matemáticos como recurso didático: trabalhando a temática de números com alunos do 6º ano. 2023. 116 f. (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2023.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p.191-211, out. 2003. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lan

g=pt>. Acesso em: 16 abr. 2023.

SANTOS, T. E. dos; SILVA, E. F. S.; CORREIA, N. D. da S. Dominó: A matemática e a estratégia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 358–372, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5007. Acesso em: 14 out. 2023.

SMOLE, Katia Stocoo; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

WAY, J. Learning Mathematics Through Games: 3. Creating Your Own Games. NRICH, 2011. Disponível em: <https://nrich.maths.org/2493>. Acesso em: 10 mar. 2023.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Técnicas de pesquisa. Adaptação: Eleonora Milano Falcão Vieira, Marialice de Moraes. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

Pubblicato

2024-07-10

Come citare

MARCONDES, J. S.; PEREIRA, K. “Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 11, n. 33, p. 1–13, 2024. DOI: 10.30938/bocehm.v11i33.11729. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11729. Acesso em: 21 nov. 2024.