“Dominó dos múltiplos”: uma abordagem lúdica para o ensino de múltiplos e divisores no 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i33.11729Schlagworte:
Jogo educativo, Múltiplos, Divisores, Ensino de matemáticaAbstract
Este estudo traz a avaliação da eficácia do jogo educativo intitulado "Dominó dos Múltiplos" como ferramenta pedagógica no ensino do conceito de divisibilidade de números naturais para alunos do 6º ano. A metodologia englobou o desenvolvimento do jogo com base nas orientações de Way (2011) e sua implementação em uma escola pública estadual, seguida por observações em sala de aula e aplicação da análise textual discursiva, tal qual concebida por Moraes (2003), sobre as respostas dos alunos a uma avaliação escrita posterior. Os resultados revelaram que o jogo Dominó dos Múltiplos motivou os estudantes em sala de aula, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente. Por outro lado, constatou-se que alguns alunos enfrentaram dificuldades na diferenciação entre as ideias de múltiplos e divisores, bem como na compreensão do zero como múltiplo de todos os números naturais. A análise textual discursiva das respostas dos educandos indicou que a maioria deles compreendeu os conceitos abordados, apesar de confusões ocasionais. As percepções dos alunos sobre o jogo foram muito positivas, destacando a diversão proporcionada pela atividade e seu papel no processo de aprendizagem. Ao final, o jogo Dominó dos Múltiplos mostrou-se uma ferramenta eficaz no ensino de múltiplos e divisores, contribuindo para a pesquisa sobre jogos educativos no ensino de matemática e fornecendo diretrizes para futuras investigações e melhorias na abordagem pedagógica adotada.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
BONOTTO, D. L.; SCHELLER, M.; BIEMBENGUT, M. S. Professores de Matemática em Ação: Ideias de Modelagem Matemática a partir do Tangram. Educação Matemática em Revista, v. 46, p. 82-91, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
MARCONDES, J. S. Jogos matemáticos como recurso didático: trabalhando a temática de números com alunos do 6º ano. 2023. 116 f. (Mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) – Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2023.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v.9, n. 2, p.191-211, out. 2003. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lan
g=pt>. Acesso em: 16 abr. 2023.
SANTOS, T. E. dos; SILVA, E. F. S.; CORREIA, N. D. da S. Dominó: A matemática e a estratégia. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 358–372, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5007. Acesso em: 14 out. 2023.
SMOLE, Katia Stocoo; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Cadernos do Mathema: Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
WAY, J. Learning Mathematics Through Games: 3. Creating Your Own Games. NRICH, 2011. Disponível em: <https://nrich.maths.org/2493>. Acesso em: 10 mar. 2023.
ZANELLA, Liane Carly Hermes. Técnicas de pesquisa. Adaptação: Eleonora Milano Falcão Vieira, Marialice de Moraes. Florianópolis: Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Juliana Silveira Marcondes, Kariston Pereira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.