Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9906

Palabras clave:

Números e suas relações, Sistema de numeração decimal, História da Matemática

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Igor Cardoso Tonhato, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

Matheus Vieira do Nascimento Cardoso, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas na Universidade Federal do Paraná, orientado pela Profª Drª Barbara Candido Braz. Atualmente é professor temporário - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM), coordenado pela orientadora Profª Drª Lucieli Maria Trivizoli.

Wynston Anunciado Olimpio, Universidade Estadual de Maringá

Formado no curso de Formação de Docente pelo Colégio Estadual Antonio Tortato - Ensino Médio Normal (2012) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (PCM - UEM) e integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Estadual de Maringá (GHMEM - UEM), coordenado pela Profª Drª Lucieli Maria Trivizoli. Atualmente cursando Pedagogia pela Universidade CESUMAR (UNICESUMAR). 

Citas

BOYER, C. B. História da matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974. Tradução de: Elza F. Gomide.

BURKE, P. Testemunha Ocular: O uso de imagens como evidência histórica. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

CARVALHO, D. A. R de. A leitura de imagens como ferramenta de ensino nas aulas de História. Dissertação do programa de Pós-graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara - UNIARA, Araraquara-SP, p. 75. 2017.

D’AMBROSIO, U. A Matemática na época das grandes navegações e início da colonização. Revista Brasileira de História da Matemática, vol.1, n. 1, p.03-20, 2001.

IFRAH, G. Os Números: a História de Uma Grande Invenção. 3. ed. São Paulo: Editora Globo, 1989. (Les Chiffres Ou L’histoire D’une Grande Invention, 1985). Tradução de: Stella M. de Freitas Senra.

LITZ , V. G. Caderno temático publicado em: março de 2009. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-6.pdf> Acesso em: 01 de abr. de 2021.

MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. 1ª edição. SBHMat, PA: Belém, 2016.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 200 (Tendências em Educação Matemática, 10)

MIRANDA, M. Margarita philosophica (1503): uma cyclopaedia do século XVI. Associação Portuguesa De Estudos Clássicos Instituto de Estudos Clássicos, Boletim de Estudos Clássicos vol. 50. Coimbra, 2008.

MOL, R. S. Introdução à História da Matemática. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.

MONGELLI, L. M. de M. Trivium e quadrivium: as artes liberais na Idade Média. [S.l: s.n.], 1999.

PAIVA, N. V. Sistema de numeração hindo-arábico. Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, p.18. 2010.

PEREIRA, M. R. M; TRIVIZOLI, L. M. A Leitura de imagens do tratado Mathesis Bíceps: vetus et nova na articulação entre história da matemática e ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão (PR), v. 9, n. 18, p. 360-375, 10 dez. 2020.

POMBO, O. The Abacus. 2010. Mini Web Educação. Disponível em: https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~ommartins/seminario/abaco/historia.htm. Acesso em: 02 de janeiro de 2020.

SAITO, F. Instrumentos matemáticos do século XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. REMATEC, Natal (RN), ano 9, n.16, maio-ago. p. 25 – 47, 2014.

SANTAELLA, L. Como eu ensino leitura de imagens. 1a edição. Editora Melhoramentos, SP: São Paulo, 2012.

SANTOS, J. A Matemática no Continente Africano – O Osso de Ishango. 2016. Matemática é Fácil. Disponível em: https://www.matematicaefacil.com.br/2016/07/matematica-continente-africano-osso-ishango.htm Acesso em: 15 mar de 2021.

The Story of 1. Produção de Nick Murphy. Reino Unido: Boulane O'Byrne Production

Dreamaker, Productions, Impossible Pictures, (2005). Documentary. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z5dky0oEDo8> acesso 23 de nov. de 2019.

Publicado

2023-07-31

Cómo citar

TONHATO, I. C.; CARDOSO, M. V. do N.; OLIMPIO, W. A. Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–17, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.9906. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906. Acesso em: 21 nov. 2024.