Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9906Parole chiave:
Números e suas relações, Sistema de numeração decimal, História da MatemáticaAbstract
Este trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BOYER, C. B. História da matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974. Tradução de: Elza F. Gomide.
BURKE, P. Testemunha Ocular: O uso de imagens como evidência histórica. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2017.
CARVALHO, D. A. R de. A leitura de imagens como ferramenta de ensino nas aulas de História. Dissertação do programa de Pós-graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação da Universidade de Araraquara - UNIARA, Araraquara-SP, p. 75. 2017.
D’AMBROSIO, U. A Matemática na época das grandes navegações e início da colonização. Revista Brasileira de História da Matemática, vol.1, n. 1, p.03-20, 2001.
IFRAH, G. Os Números: a História de Uma Grande Invenção. 3. ed. São Paulo: Editora Globo, 1989. (Les Chiffres Ou L’histoire D’une Grande Invention, 1985). Tradução de: Stella M. de Freitas Senra.
LITZ , V. G. Caderno temático publicado em: março de 2009. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1402-6.pdf> Acesso em: 01 de abr. de 2021.
MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de Matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. 1ª edição. SBHMat, PA: Belém, 2016.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 200 (Tendências em Educação Matemática, 10)
MIRANDA, M. Margarita philosophica (1503): uma cyclopaedia do século XVI. Associação Portuguesa De Estudos Clássicos Instituto de Estudos Clássicos, Boletim de Estudos Clássicos vol. 50. Coimbra, 2008.
MOL, R. S. Introdução à História da Matemática. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.
MONGELLI, L. M. de M. Trivium e quadrivium: as artes liberais na Idade Média. [S.l: s.n.], 1999.
PAIVA, N. V. Sistema de numeração hindo-arábico. Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, p.18. 2010.
PEREIRA, M. R. M; TRIVIZOLI, L. M. A Leitura de imagens do tratado Mathesis Bíceps: vetus et nova na articulação entre história da matemática e ensino. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão (PR), v. 9, n. 18, p. 360-375, 10 dez. 2020.
POMBO, O. The Abacus. 2010. Mini Web Educação. Disponível em: https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~ommartins/seminario/abaco/historia.htm. Acesso em: 02 de janeiro de 2020.
SAITO, F. Instrumentos matemáticos do século XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. REMATEC, Natal (RN), ano 9, n.16, maio-ago. p. 25 – 47, 2014.
SANTAELLA, L. Como eu ensino leitura de imagens. 1a edição. Editora Melhoramentos, SP: São Paulo, 2012.
SANTOS, J. A Matemática no Continente Africano – O Osso de Ishango. 2016. Matemática é Fácil. Disponível em: https://www.matematicaefacil.com.br/2016/07/matematica-continente-africano-osso-ishango.htm Acesso em: 15 mar de 2021.
The Story of 1. Produção de Nick Murphy. Reino Unido: Boulane O'Byrne Production
Dreamaker, Productions, Impossible Pictures, (2005). Documentary. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Z5dky0oEDo8> acesso 23 de nov. de 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira do Nascimento Cardoso, Wynston Anunciado Olimpio
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.