Recortes da história para o ensino de juros
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8032Palabras clave:
História da Matemática, História no Ensino de Matemática, História dos Juros, Ensino de JurosResumen
A partir da história da Matemática é possível elaborar atividades que podem ser utilizadas como recurso didático no ensino de conteúdos matemáticos por contemplar, entre suas potencialidades, a possibilidade de agregar significado, provocar a motivação e a curiosidade discente. Tendo em vista que poucos trabalhos retratam a história dos juros e, menos ainda a utilização de sua história no ensino, levantou-se o seguinte questionamento para balizar a pesquisa vinculada ao curso de mestrado profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA): Que recortes históricos podem ser efetuados a partir de uma história dos juros que contribuam para elaboração de atividade para uso em sala de aula. Foi estabelecido como objetivo para esse trabalho apresentar um recorte histórico das pesquisas relacionadas ao citado mestrado, tendo como objeto matemático juros. Para tanto, enveredou-se por pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e, após revisão da literatura, para levantamento e organização temporal dos fatos históricos relacionados aos juros optou-se pelo diagrama-metodológico proposto por Chaquiam (2017, 2020), foi elaborado um texto visando a sua utilização durante o ensino de juros no ensino na educação básica. A apresentação desse material em sala de aula poderá agregar valor histórico na constituição desse objeto durante o processo de ensino, cuja existência milenar antecede a própria existência do dinheiro, dos bancos e da Matemática Financeira, e ao aluno que recorrentemente assiste esse conteúdo como um pacote acabado geralmente por meio de um algoritmo e listas de exercícios sem dar ênfase ao significado historicamente construído e consequentemente seu uso em sua vida. Ressalta-se que a pesquisa está em andamento, portanto, a validação do texto e das atividades ocorrerão após as análises dos dados obtidos nas empirias.
Descargas
Métricas
Citas
ANDRADE, Paulo Roberto da Silva. Matemática Financeira: Trabalhando Sistema De Amortização No Ensino Médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2015.
BERGER, Ronye. Da “usura” a “preferência” a liquidez: a noção histórica de juros. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2005.
BRANDEMBERG, João Claudio. Sobre textos históricos e o ensino de conteúdos matemáticos. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa e MARTINS, Eugeniano Brito (org.). Investigações Científicas envolvendo a história da Matemática sob o olhar pluralidade. Curitiba: CRV, 2021, p. 23-34.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.> Acesso em: 23 mai. 2019.
BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. PNLD/2018: Matemática - Brasília: Ministério da Educação, SEMTEC, FNDE, 2005. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/item/11148-guia-pnld-2018>. Acesso em: 23 mai. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC-SEMTEC, 1999.
CHAQUIAM, Miguel. Historia y Matemáticas integradas através de un diagrama metodológico. Revista Paradigma, Vol. XLI, Nº Extra 1; Abril de 2020 / 197 – 211. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p197-211.id838
CHAQUIAM, Miguel. Ensaios Temáticos: história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM / SBEM-PA, 2017.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou Técnica de Explicar e Conhecer. São Paulo: Editora Ática, 1990.
D´AMBROSIO, Ubiratan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.
FOSSA, John A. Algumas considerações teóricas sobre o ensino de matemática por atividades. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 35, p.10-26 ISSN: 2675-190914. 2020.
GRANDO, Neiva Ignês. e SCHNEIDER, Ido José. Matemática financeira: alguns elementos históricos e contemporâneos. Zetetike. Unicamp, vol. 3, n. 33, 2010. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646693>. Acesso em: 15 mai. 2020.
JAY, Peter. A riqueza do homem: uma história econômica. Rio de Janeiro, Record, 2002.
LARA, Angela Mara de Barros; MOLINA, Adão Aparecido. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: LARA, Angela Mara de Barros; MOLINA, Adão Aparecido. Metodologia e técnicas de pesquisa nas áreas de ciências humanas. Maringá: Eduem, 2011.
MENDES, Iran Abreu. Sobre processos criativos nas histórias da criação Matemática. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa e MARTINS, Eugeniano Brito (Org.). Investigações Científicas envolvendo a história da Matemática sob o olhar pluralidade. Curitiba: CRV, 2021, p. 63-73.
MENDES, Iran Abreu. O Estudo da Realidade como Eixo da Formação Matemática dos Professores de Comunidades Rurais. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n° 36, p. 571-595, agosto, 2010.
REZENDE FILHO, Cyro de Barros. História Econômica Geral. 3ª edição. São Paulo, Contexto, 1997.
RIBEIRO, Dulcyene Maria. Aspectos relevantes da pesquisa histórica: alguns pontos de vista. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. In. Encontro Nacional de Educação Matemática, VIII ENEM, 2004, Recife. Anais, Comunicação Cientifica. Disponível em <http://www.sbembrasil.org.br/files/viii/pdf/05/CC26642643895.pdf.> Acesso em: 15 jun. 2021.
SILVA, Francisco Hermes Santos da; SANTO, Adilson Oliveira do Espírito. A Contextualização: Uma questão de contexto. In. SILVA, Francisco Hermes Santos da (Org.). Formação de Professores: mitos do processo. Belém: EDUFPA, 2009, p. 55-82.
SOARES, Waléria de Jesus Barbosa Soares e SILVA, Circe Mary Silva da. Uma História sobre o Ensino dos Juros. Curitiba, Appris, 2016.