O ensino de matemática através de atividades ludo-pedagógicas e interativas: perspectivas e possibilidades para as competências da educação 4.0
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7111Palabras clave:
Ensino de Matem´atica, Práticas Ludo-pedagógicas, Práticas Pedagógicas InterativasResumen
O presente trabalho apresenta práticas e abordagens metodológicas no ensino da Matemática que ampliam o engajamento e aquisição do conhecimento de conceitos matemáticos. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 2º e 3º anos da escola EEEP Francisca Castro de Mesquita, localizada na cidade de Reriutaba, pertencente a região da Ibiapaba na zona norte do Ceará. Essas atividades visam aproximar os discentes da Matemática através de práticas e metodologias dinâmicas, possibilitando aos alunos uma maior interação com as ferramentas computacionais e objetos de aprendizagem ludo-pedagógicos. Os resultados sinalizaram que essas práticas favorecem a aquisição e o entendimento de conceitos matemáticos através do raciocínio visual, contribuindo para uma aprendizagem significativa. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, tem caráter descritivo por considerar essencial o ambiente escolar como fonte de dados. Esperamos com essa investigação discutir a importância da participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. O objetivo desse estudo é discutir a utilização de atividades ludo-pedagógicas (jogos) no ensino da matemática a partir uma experiência nas séries do Ensino Médio da educação básica. Este artigo é fruto da Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará, ofertada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (CODED/CED) e com o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FUNCAP).
Descargas
Métricas
Citas
ANDRADE, Karen. eBook Guia Definitivo da Educação 4.0. Disponível em: <https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/arquivo/editor/file/ebook-educacao4.0 planneta.pdf>. Acesso em: 07/12/2019.
BOALER, Jo. VER PARA ENTENDER: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado. p. 1-22, 2018. Disponível em: https://www.youcubed.org/pt-br/downloadable/ver-para-entender-pdf/.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 07/12/2019.
CEARÁ– Secretaria de Educação do Ceará. Programa de Formação Continuada de Professores de Matemática. 2019. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/programa-de-formacao-continuada-de-professores-de-matematica.> Acesso em: 07/12/2019.
FÜHR, Regina Cândida. EDUCAÇÃO 4.0 E SEUS IMPACTOS NO SÉCULO XXI. In: Anais do V Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 2018.
NETO, Angelo Papa; Coordenadas em Geometria. MÓDULO 8A. Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará. Universidade Federal do Ceará. 2019.
NETO, Angelo Papa; Noções de Volume. MÓDULO 14A. Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará. Universidade Federal do Ceará. 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Raciocínio lógico matemático no desenvolvimento do intelecto de crianças através das operações adição e subtração. Diversitas Journal, v. 2, n. 3, p. 469-476, 2017.
PIMENTEL, Fernando; Áreas de figuras planas. MÓDULO 5A. Especialização em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará. Universidade Federal do Ceará. 2019.
SILVA, José Augusto Florentino da. Refletindo sobre as dificuldades de aprendizagem na Matemática: Algumas Considerações. Universidade Católica de Brasília – UCB, 2005.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez, MILANI, Estela. Jogos de matemática: 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.