Teorema da Alfândega: Por um olhar diferente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10295

Palavras-chave:

Situação-problema;, Espaços Métricos;, Teorema da Alfândega.

Resumo

Existem resultados no campo da Matemática que nem sempre são fáceis de serem contextualizados. A contextualização pode ser interpretada como uma ponte que conecta o conhecimento e à sua aplicação. É possível transcender aos aspectos da Matemática Pura através de situações-problemas contextuais e dinâmicas. Assim, este trabalho tem como objetivo mostrar através do viés das situações-problemas, o Teorema da Alfândega, que é um resultado conhecido nos estudos de Espaços Métricos, por meio de dois problemas. O uso de situações-problemas costuma gerar motivação no aluno, faz com que o mesmo busque mais informações sobre o conteúdo trabalhado, ao se sentir desafiado a apresentar uma solução para o determinado problema. Nesse estudo utilizamos a metodologia de pesquisa descritiva bibliográfica, com foco em dados qualitativos. Acredita-se que o uso de situações-problemas possa ser uma boa aliada no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Antonia Charmilla Freire Batista, Universidade Federal de Paraíba (UFPB)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2020) e mestrado em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - PPGMAT/UFPB (2023). Atualmente é aluna de doutorado em matemática do PPGMAT/UFPB. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria de Singularidades.

Edvalter da Silva Sena Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2010), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (2012), Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2016), seguido de estágio de pós-doutorado em Matemática na Universidade Federal do Ceará (2017), todos na área de Singularidade. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Elaine Sampaio de Sousa Carlos, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui graduação em Ciências - Hab. Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013). Já atuou como professora (tutora à distância) da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (UFC virtual) de 2011 a 2013 e como professora substituta na Universidade Federal do Ceará de 2013 a 2015. Atualmente é professora efetiva do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú e doutoranda em matemática pela Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2023-10-28

Como Citar

BATISTA, A. C. F.; SENA FILHO, E. da S.; CARLOS, E. S. de S. Teorema da Alfândega: Por um olhar diferente. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–12, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10295. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10295. Acesso em: 10 maio. 2024.